Campus Cáceres foi notícia no MT Rural neste domingo, 08/11

Publicado por: Campus Várzea Grande / 9 de Novembro de 2015 às 08:09

O Campus Cáceres foi notícia neste domingo, dia 08 de novembro de 2015, no Jornal MT Rural, da TV Centro América (Rede Globo) com a reportagem “Aplicativo criado em MT facilita identificação de pragas nas florestas de teca”.O MT Rural visitou o campus do IFMT-Cáceres para contar essa história.

O produto já obteve o registro do Programa de Computador junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica que realizou o primeiro registro de propriedade intelectual desenvolvido no IFMT.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, Antônio Carlos Vilanova, destacou que essa reportagem é um exemplo da qualidade das pesquisas que são realizadas no Instituto Federal de Mato Grosso.

“Outro exemplo de sucesso do IFMT foi o resultado que a instituição obteve o ano passado com o Universo IF, em São Luís, no Maranhão. Tivemos o maior número de projetos de pesquisa apresentados e conquistamos o primeiro lugar no Desafio de Ideias. Para esse ano, participarão cinco projetos no Desafio de Ideias e três projetos na Mostra Tecnológica, no Universo IF, que ocorrerá de 30 de novembro a 03 de dezembro, em Rio Branco, no Acre”, destacou Vilanova.

A coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica, Valquíria Martinho, ressaltou que no IFMT existem muitas pesquisas inéditas. Ela explicou que os pedidos de proteção para todas elas, estão sendo encaminhados pelo NIT, setor responsável por gerir as políticas de Propriedade Intelectual (PI) do Instituto.

“Esse tipo de ação dimensiona e dá visibilidade à qualidade das pesquisas que são desenvolvidas aqui, com destaque em nível nacional. É importante ressaltar que é a partir dos pedidos de registros que as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) são avaliadas pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT). A partir dos registros, o NIT terá como meta a prospecção de possíveis empresas para a Transferência de Tecnologia (TT) dos produtos/processos oriundos das pesquisas”, finalizou Valquíria Martinho.

Acesse a reportagem na íntegra - Aplicativo criado em MT facilita identificação de pragas nas florestas de teca