Defesas de TCCs da primeira turma de Especialização em Desenvolvimento Urbano do IFMT-VGD iniciam amanhã

Publicado por: Campus Várzea Grande / 4 de Agosto de 2021 às 15:10

A primeira defesa, dia 05 de agosto, fala em como os espaços livres públicos de convívio e lazer são de grande relevância na vida urbana, sendo relacionados a nossa saúde física e mental

O Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Nível de Especialização em Desenvolvimento Urbano do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande tem a satisfação e honra de convidar toda comunidade para a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso do estudante Fábio Sinai, em artigo intitulado "Espaços Livres de Convívio da Área Central de Cuiabá: uma Análise da Distribuição".

Orientado pelo Professor Dr. Willian Magalhães de Alcântara e com as professoras Ma. Janaina Matoso Santos (IFMT-VGD) e Dra. Doriane Azevedo (UFMT) como banca, o TCC será defendido dia 05 de agosto de 2021, às 19h30, pelo Google Meet, sendo a primeira defesa da primeira turma do curso a se formar.

Segundo o discente formando, Fábio Sinai Guimarães Silva, "a pós, sendo a primeira em desenvolvimento urbano em Mato Grosso, é muito importante para a produção de conhecimento deste tema para o estado". "Ela deu oportunidade não só a mim, mas a vários outros colegas que tinham interesse nas questões urbanas, de continuar seus estudos e sua formação", explicou Fábio.

Para o pós-graduando, "Os espaços livres públicos de convívio e lazer são de grande relevância na vida urbana, sendo relacionados à nossa saúde física e mental, e com o lazer sendo um direito social incluído na constituição". "A partir disso temos a compreensão que esses espaços estão ligados à prática da cidadania, sendo imprescindível que eles estejam disponíveis para a toda a população", afirmou.

"O que buscamos no trabalho é justamente avaliar como a distribuição influencia no acesso a esses espaços, identificando áreas carentes e quais são essas carências. A partir disso produzimos um material que permite que políticas públicas sejam pensadas (e repensadas) buscando propiciar um acesso de fato democrático a esses espaços", finalizou Fábio Sinai.

As defesas dos demais 25 (vinte e cinco) TCCs ocorrerão entre os dias 13 e 18 de setembro de 2021 e serão públicas, nos períodos vespertino e noturno. A Coordenadora do Curso, Lívia Fioravanti, destaca que "os estudantes têm se empenhado desde o início com os Trabalhos de Conclusão de Curso, então, tenho a certeza de que teremos uma Semana de Defesas com discussões bastante amadurecidas e de que serão publicados ótimos artigos". Ela destacou, ainda, que a defesa do estudante Fábio Sinai começa muito bem essa temporada de defesas: "Fábio demonstrou um louvável comprometimento com a nossa Pós e sua seriedade acadêmica representa muito bem o que buscamos em nosso curso e o que esperamos dos Trabalhos de Conclusão de Curso".

Mais detalhes e o cronograma serão divulgados em breve no site e em nossas redes sociais no dia 03 de setembro. Para receber o(s) link(s) da(s) defesa(s) à(s) qual/quais queria assistir, é necessário preencher ESTE FORMULÁRIO.

Data: 05 de agosto, quinta-feira
Horário: 19h30
Título: Espaços Livres de Convívio da Área Central de Cuiabá: uma Análise da Distribuição
Estudante: Fábio Sinai
Orientador: Prof. Dr. Willian Magalhães de Alcântara

Resumo TCC: O trabalho trata sobre os espaços livres públicos de convívio e lazer, essenciais na vida urbana cotidiana por suas várias dimensões, como a estética, ecológico-ambiental e na sociabilização. A partir da identificação desses locais na área central de Cuiabá, estabelecemos suas abrangências, determinando áreas com carência de acesso. Esse material possibilita que políticas públicas que tangem essa temática sejam (re)pensadas, de modo a possibilitar uma distribuição que possibilite o acesso mais democrático a esses espaços.