Diretoria de Assistência Estudantil amplia acessibilidade com Editais em Libras

Publicado por: Reitoria / 11 de Março de 2024 às 12:06

A tradução incluirá todos os editais previstos para a comunidade interna e para quem quer estudar no IFMT.

A Diretoria de Assistência Estudantil (DSAE) do IFMT traduziu o edital de ingresso para os cursos técnico integrados, que se encontra aberto, para a Língua Brasileira de Sinais - Libras, com o objetivo de atender os candidatos surdos que pretendam fazer um curso técnico na instituição.

A tradução irá abranger todos os editais previstos para a comunidade interna e para quem estudar no IFMT. O objetivo é proporcionar aos candidatos surdos a oportunidade de acesso ao ensino profissional. Atualmente o IFMT conta com 11 estudantes surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais e 24 tradutores(as) intérpretes de Libras entre servidores efetivos ou contratados.

A tradução do edital conta com 15 vídeos e apresenta todas as informações necessárias ao estudante surdo para que ele possa entender as etapas do processo seletivo e principalmente o sistema de cotas, a qual ele tem direito. “É mais uma iniciativa para dar oportunidade de inclusão na instituição a esse público específico”, explica Leonardo Lima, diretor da DSAE.

Leonardo destaca que as iniciativas não se resumem ao edital. “Nosso programa de acessibilidade linguística prevê atendimento aos estudantes surdos e aos usuários da língua de sinais em toda a trajetória dentro da instituição, inclusive com um plano individual de ensino para cada um”, explica.

Bolsa Permanência para estudantes com Deficiência

Uma das iniciativas para melhorar a acessibilidade e a permanência dos alunos com deficiência na instituição é o lançamento da Bolsa Permanência para estudantes com Deficiência que tem como beneficiários diretos estudantes com déficit de atenção, altas habilidades ou superdotados, hiperatividades ou outro transtorno de aprendizagem.

As inscrições começam hoje, 11. Estão sendo disponibilizadas 50 vagas com bolsas de R$ 400,00 (quatrocentos reais) a estudantes com deficiência no período de março a dezembro de 2024.

Veja a matéria sobre a Bolsa Permanência AQUI