Divulgado Edital nº 010 referente aos projetos de pesquisa do IFMT-VGD

Publicado por: Campus Várzea Grande / 27 de Fevereiro de 2023 às 17:09

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT Várzea Grande divulga o Edital nº 010/2023, referente aos Projetos de Pesquisa do campus com taxa de bancada no valor de R$1.000,00 e bolsas de iniciação científica (ensino médio e superior). O período de inscrições e submissões de projetos vai de 01 a 20 março.

O valor da bolsa IC Ensino Médio que é de R$ 200,00, para a dedicação de 10 horas semanais. O valor da bolsa de IC Graduação que é de R$ 400,00, para dedicação de 10 horas semanais. Todas as bolsas terão duração de 08 (oito) meses, com início previsto em 01/04/2023 e término em 30/11/2023.

Os projetos deverão ser submetidos em qualquer área de conhecimento, sendo as temáticas relacionadas com a Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão - JENPEX do IFMT Várzea Grande, evento científico oficial, previsto para ocorrer entre os dias 23 a 25 de novembro/2023; os projetos de pesquisa poderão estar relacionados:

a. Projetos de Extensão e pesquisa: Para esta categoria serão aceitos projetos (concluídos ou em andamento) que complementam e ampliam a experiência extensionista por meio da pesquisa e divulgação científica, ligadas a atividades e projetos acadêmicos que promovam intervenção social junto ao público externo.

b. Projetos de Ensino e pesquisa: Para esta categoria serão aceitos trabalhos de pesquisa e de produção científica desenvolvidos no contexto da sala de aula e fora dela (aulas de campo, visitas técnicas, etc.), por estudantes e professores que expressam o olhar científico sobre as diversas áreas do conhecimento.

c. Projetos de Pesquisa: Para esta categoria serão aceitos trabalhos de pesquisa científica (teórica ou empírica), que versem sobre as temáticas de qualquer área do conhecimento (formação, gestão pública, ensino técnico-tecnológico, desenvolvimento urbano, sustentabilidade, etc).

Para efeitos deste Edital, serão aceitas as pesquisas de natureza básica ou aplicada; com abordagem qualitativa ou quantitativa; cujos objetivos sejam atingidos de forma exploratória, explicativa ou descritiva dos fatos; e ainda, com os procedimentos técnicos pautados em: pesquisa bibliográfica, documental, experimental, baseada em um levantamento, em um estudo de caso, pesquisa expost-facto, pesquisa-ação, pesquisa participante e outros métodos científicos que referencie a pesquisa científica.

O(A) discente, para ser bolsista, deverá cumprir os seguintes requisitos:

• Estar matriculado, do 1o ao 5a semestres nos cursos do Ensino Médio Integrado ou no curso superior de Tecnologia em Gestão Pública do IFMT  Várzea Grande;
  • Não estar inadimplente com nenhum setor do IFMT Várzea Grande;
  • Não ter vínculo empregatício e dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa;
  • Ser selecionado e indicado pelo orientador;
  • Nas publicações e trabalhos apresentados, fazer referência a sua condição de bolsista do IFMT;
  • Estar recebendo apenas esta modalidade de bolsa, sendo vedada a acumulação desta com bolsas de pesquisa e extensão.

Serão selecionados neste Edital o número total de 05 (cinco) projetos de pesquisa que é o limite orçamentário disponível pelo IFMT Várzea Grande, para a taxa de bancada e para o custeio de bolsas de pesquisa a estudantes:

• 10 (dez) bolsas para o Ensino Médio Integrado, sendo priorizado o atendimento de 01 (um) projeto por servidor, com o financiamento de 02 (duas) bolsas de IC por projeto;
  • 05 (cinco) bolsas para o Ensino Superior, sendo priorizado o atendimento de 01 (um) projeto por servidor, com o financiamento de 01 (um) bolsa de IC por projeto;

Caso haja sobra de vagas, as bolsas serão distribuídas de acordo com a necessidade de outros projetos.

DÚVIDAS: pesquisa.vgd@ifmt.edu.br