Dois cursos superiores conquistam nota 5 em avaliação do Ministério da Educação

Publicado por: Reitoria / 16 de Março de 2020 às 17:51

Os cursos superiores em Gestão Pública dos campi do Instituto Federal de Mato Grosso de Várzea Grande e Barra do Garças alcançaram a nota 5 em avaliação recente do Ministério da Educação. Eles se somam aos campi de Alta Floresta e Confresa que também alcançaram esse resultado em 2019.

Para o Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, João Germano Rosinke as duas notas máximas são consideradas uma conquista institucional e demonstram que a qualidade está presente em diferentes campi do estado. “Se a gente for observar o histórico das notas 5 que o instituto tem até hoje, elas são em campi diferentes e em regiões distintas. Isso significa que o trabalho está surtindo efeito em todo o estado”.

Rosinke apontou três pontos para que as notas fossem possíveis, entre eles a verticalização do ensino. “Os cursos superiores em Gestão Pública avaliados fazem parte de uma política de verticalização do IFMT. Quando é feita a verticalização estamos aproveitando a infraestrutura já existente nos cursos técnicos. Então é um fator que maximiza e potencializa os cursos. E todo esse esforço que o campus faz está em consonância com os cursos técnicos do campus”.

O alinhamento do Projeto Pedagógico do curso (PPC) à política institucional foi citado pelo pró-reitor como segundo fator de destaque, em conjunto com a excelente titulação do corpo docente dos cursos, o regime de trabalho de dedicação exclusiva dos professores e o comprometimento dos professores e técnicos com o ensino, a pesquisa e a extensão.

“O terceiro fator é a boa atuação do colegiado do curso do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e dos coordenadores dos cursos avaliados que foram fundamentais para essa conquista”, completou.

Para o pró-reitor de Ensino, Carlos Câmara, as notas cinco são frutos de um trabalho em rede. “Isso brinda o esforço desses campi na busca e na conquista da qualidade da educação pública, em especial a educação profissional e tecnológica. São cursos superiores em tecnologia ofertando profissionais qualificados para as duas regiões onde estão localizados.”