Egresso de DCC do IFMT-VGD é aprovado em medicina na UFMT

Publicado por: Campus Várzea Grande / 5 de Março de 2024 às 13:13

No último Enem (2023) vários(as) estudantes do IFMT Várzea Grande passaram para importantes cursos em diversas universidades. João Manoel Korb dos Santos, egresso de Desenho de Construção Civil, conseguiu passar exatamente para o curso que sonhava: Medicina (UFMT Campus Sinop). Segundo João, ele estudou três anos muito focado para conseguir entrar neste curso.

Para o egresso, o IFMT ajudou mais no sentido de criar maturidade: "aprender a lidar com coisas difíceis". "Os conteúdos, eu geralmente já tinha visto, quando as aulas apareciam no IF. Mas, principalmente as matérias técnicas, trouxeram um rigor acadêmico (e até profissional) que auxilia no crescimento do limiar de percepção de esforço e da maturidade" explicou.

"Minha disciplina favorita é e sempre foi matemática. Física também gosto bastante. Fui monitor de matemática no IF e foi uma experiência incrível de aprendizado. Até o final do segundo ano eu era muito ruim em química, até que, no terceiro ano, eu decidi estudar tudo do absoluto ZERO, como se não soubesse nada, e cheguei no ENEM super firme. Sempre tive essa inclinação para as ciências", afirmou João Manoel.

As aulas dele só começam em maio, mas ele já está super ansioso e aproveita esse meio tempo para nos contar sobre suas técnicas de estudos. Mas, já de antemão, ele deixa a frase que o incentivou: "Se eu não consigo bater uma matéria de ensino médio, não é em Medicina que eu vou entrar".

Confira as dicas de João para os estudos:

Meu esquema de estudos variou muito no tempo, testei várias coisas, flashcards, resumos escritos, video-aula, livros etc. Eu ainda sou um pequeno aprendiz desse mundo da aprendizagem em si, mas no ano que passei (que não define nada, afinal foram 3 anos de estudo), eu usava um sistema de estudos tipo assim:

Teoria (se precisasse) > resumo (de preferência com desenhos e menos texto possível) > questões (do ENEM e outros) até me sentir seguro. E no meio tempo, as revisões. Atualmente sou muito melhor nelas, mas na época eu fazia uma revisão “semi-ativa” (se é que isso existe). Enfim, não era muito ideal o sistema de revisão.

É legal perceber que, mesmo tendo passado em medicina, eu sigo evoluindo no que diz respeito ao aprendizado, é um trabalho constante e sem fim. Eu cheguei em um modelo bom o suficiente pra passar, mas, vendo agora, longe do ideal.

O importante é ter clareza de onde você está e de onde quer chegar, manter constância nos estudos e também entender que há na vida mais que só estudos! Descanso é importante e exercícios físicos também.

Uma coisa importante a se dizer é que essa constância depende da sua motivação. Ter claro na sua mente porquê quer chegar lá. A constância diária se alcança quando essa motivação é mais interna que externa.