Em comemoração aos 10 anos do IFMT Várzea Grande, projetos culturais se apresentam no Teatro da UFMT amanhã (08/11)

Publicado por: Campus Várzea Grande / 7 de Novembro de 2023 às 17:39

Show de Comemoração de 10 anos de criação do IFMT Campus Várzea Grande, com repertório de músicas brasileiras, será realizado no Teatro da UFMT, AMANHÃ (08/11), a partir das 19h30min

Em 2013, quando a internet ainda era artigo de luxo e smartphone uma super novidade, quando nada do que já passamos nem imaginávamos que ia acontecer, foi criado o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Várzea Grande. Dentro de quatro paredes, em uma sala na Reitoria do Instituto, nasciam os primeiros cursos deste campus tão cheio de esperança, tão cheio de novidade, tão cheio de imaginação... Ali, naquela sala, nasceu o primeiro curso, e não só esse, mas todos os PPCs dos próximos que viriam.

Por interesse mútuo da gestão do município de Várzea Grande junto ao IFMT, em 2014, nascia o campus em uma unidade provisória, numa pequena escola de um bairro periférico, com poucas salas e dois banheiros.

Através dos últimos anos passamos por dificuldades e desafios, mas tantas alegrias e conquistas, naquela mesma escolinha, que foi crescendo e crescendo, até não ter mais espaço no pátio, até o lugar de descanso dos alunos ser deitados nos corredores.

Mas não só isso, ali nasceu também vários projetos culturais, que deram vida e emoção para esse campus; ali nascia o Coral IFMT-VG; mas bem antes disso, nasceu o projeto Pauta Viva, que ensinava crianças da região a tocarem instrumentos musicais; não muito tempo depois, nasceu o grupo Boomwhackers, que, olha só, é a música tirada de canos! Sem esquecer do Pinacoteca no Pátio, que mostrava artes numa TV, durantes os intervalos.

Em 2018 o Coral IFMT-VG conseguiu realizar um show magnífico, com músicas de todas as partes do mundo, e que encantou um teatro lotado com quase mil pessoas.

Só que não demorou muito para a Covid-19 chegar e fazer com que nossas vidas virassem de ponta cabeça, tirando todos e todas do lugar comum, tirando todos e todas da presença física das outras pessoas. Isso fez com que todos os projetos físicos, aulas presenciais, visitas técnicas... a 'entediante' vida estudantil, parassem, como se tivéssemos dado um pause gigantesco de mais de dois anos e retomado em um mundo completamente diferente.

Mas durante esse tempo online nós não nos abandonamos!

O campus inventou e reinventou tudo o que podia e não podia, como o Projeto Integrador; a Jornada Estudantil (com música, desenhos, poesia etc); Jornada ReCriativa, com o Arte em Casa, o IF Solidário, o Ginca IF (com dicas de exercícios físicos) e a Expedição Latitude Sul (com quizzes sobre geografia e outros assuntos); o projeto Doar SABER Doar (recebendo livros para discentes baixa renda estudarem para o Enem); a Jenpex; dicas para estudantes; reforma no campus; feiras solidárias pelas mídias sociais, Lives semanais e, até, formaturas transmitidas ao vivo.

A arte foi importante para nos mantermos unidos, antes, agora, sempre, nos tornando uma só alma.

Demoramos a nos recuperar, não só as aulas, nem só os projetos culturais, não só as visitas técnicas. Cada pessoa no seu tempo ainda tenta se recuperar de uma fase imprevisível, destruidora e trágica, que deixou muitos mortos, mas não só isso, fez com que muitas almas se perdessem.

Mas, novamente o IFMT Várzea Grande estava ali, com as pernas bambas, com o coração palpitando e quase saindo pela garganta e com grande gana de recomeçar, mesmo com medo de como estariam as pessoas que ali chegariam.

O coral foi um dos projetos que mais demorou a se recuperar, mas, junto aos projetos do Pauta Viva, e também ao teatro, de repente podíamos ver novamente olhos brilhantes, movimentos, barulhos, ensaios, desafinos... alegria! E nessa nova situação, temos que agradecer nossas arte-educadoras, Liza e Grazi, grandes e perseverantes pessoas.

E nesse novo recomeço, lembramos das coisas do passado, lembramos de como tudo começou, há dez anos, mas não só isso, decidimos que só olhar para trás não leva a lugar nenhum. Decidimos que, olhar para frente e olhar com carinho, e olhar com cuidado, como diria a Sandra, 'fazendo o bem', decidimos que 'O SHOW TEM QUE CONTINUAR'!

Por Cristiane Fronza (Jornalista IFMT/VGD)

"Hoje não escrevo uma notícia ou reportagem, hoje não me pauto nas falas das pessoas envolvidas... hoje, neste texto, relato o que pude ver e viver, enquanto servidora do campus, enquanto jornalista, mas, principalmente, enquanto uma expectadora de uma história de sucesso, liderada pela arte e pela cultura. Parabéns IFMT-VGD!"