Equipe de Gestão do IFMT Várzea Grande visitou a Prefeitura de Livramento

Publicado por: Campus Várzea Grande / 6 de Agosto de 2021 às 15:04

Na última segunda-feira, dia 02 de agosto, parte da equipe de Gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande, visitou a Prefeitura de Livramento. Lá, o Diretor-Geral João Bosco e a Chefe do Departamento de Ensino, Mariane Brandão, foram recebidos por Silmar de Souza Gonçalves, Prefeito municipal, Maria Auxiliadora Silva Cunha, Secretária Municipal de Educação, Esporte e Lazer, Adrianny Abreu, Diretora da Escola Estadual Quilombola Tereza Conceição de Arruda e Gonçalina Santana, Coordenadora da mesma escola.

Segundo João Bosco Lima Beraldo, "a ideia foi nos disponibilizar, conhecer um pouco das demandas da Comunidade Quilombola e também da Prefeitura de Livramento e iniciar uma oferta de cursos, a princípio cursos de formação inicial e continuada - FIC - de ensino da matemática e avançar, futuramente, para outras modalidades de ensino". "Eu entendo que o nosso campus tem uma abrangência de atuação não só no município de Várzea Grande, mas também nesses municípios do entorno e a ideia é estreitar o relacionamento nessas cidades", explicou.

Para Adrianny Abreu, estreitar esses laços "é uma grande conquista para nossa comunidade e para a educação": "Ter o IFMT como parceiro é a garantia do aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem na nossa escola". Segundo ela, "com a pandemia, tivemos uma grande perda na aprendizagem dos nossos estudantes, mas a formação continuada vai auxiliar na melhora da atuação dos professores em sala de aula e nos planejamentos de suas atividades". "É bom saber que nossos professores irão fazer um curso com um Instituto tão renomado como a IFMT", comemorou a diretora da escola quilombola da região.

Para Maria Auxiliadora Silva Cunha, Secretária Municipal de Educação, Esporte e Lazer de Livramento, "Capacitar nossos profissionais da educação está em nosso Planejamento Estratégico e temos como meta a melhoria da qualidade de ensino, pois os professores, em sua maioria, são pedagogos e todos necessitam de formação contínua e permanente para seu desenvolvimento pessoal e para repassar os conhecimento aos alunos". "Estou muito Feliz com esta parceria com o IFMT e esperamos muitas outras que virão, pois vem trazer esperança na melhoria da qualidade de nosso ensino e, consequentemente, do IDEB (Índice da Educação Básica nos anos iniciais e finais) Municipal", finalizou.

Texto: Cristiane Fronza; imagem de capa e entrevistas: Adriane de Souza/ASCOM IFMT-VGD