Estande de projetos de línguas do campus Várzea Grande foi sucesso no IV WORKIF

Publicado por: Campus Várzea Grande / 12 de Agosto de 2016 às 12:44

O estande sobre os projetos de línguas do IFMT Campus Várzea Grande, o Linguagem e Inclusão, teve grande participação do público do IV WORKIF – Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação foi realizada de 9 a 11 de agosto de 2016, no Centro de Eventos Pantanal. Nele, os bolsistas dos projetos FIC de línguas e Jovem Educador apresentaram o centro de línguas do campus e, mais, jogaram e dançaram com os visitantes, inclusive da comunidade surda, no Game-Club. Segundo o professor que coordena os projetos, Tiago Borges, “a proposta do estande era oportunizar um espaço de várias práticas de uso da língua e que pudesse incluir todos nesse processo”.

O IFMT Várzea Grande também esteve presente no evento com o estande sobre o campus e os cursos que, segundo a professora Natalya Parpinelli, “recebeu muitas visitas, tanto de estudantes de outros campi, quanto de pais que têm interesse que seus filhos estudem futuramente no campus de Várzea Grande”. No dia 09 de agosto, o campus teve um pôster apresentado e exposto: Fatores que Condicionam Políticas Públicas de Apoio à Agricultura Urbana e Periurbana nos Municípios Brasileiros, do professor João Bosco Lima Beraldo. E, ao final do primeiro dia, também teve palestra magna com Bel Pesce e apresentação de Siriri.

Já no segundo dia do evento (10/08), servidores do campus participaram da Oficina "Permanência e êxito dos estudantes do IFMT", que, segundo a psicóloga Fernanda Zanata, “tinha o intuito de propor ideias no sentido de desenvolver ações para trabalhar a permanência e o êxito dos estudantes do IFMT levando-se em consideração a diversidade dos estudantes e as diferenças culturais entre os campi”. Também teve apresentação do projeto de pesquisa da professora Sandra Maria de Lima, Cimento como fonte alternativa de silício na nutrição e controle de pragas da cultura do milho, pelo seu bolsista André Pezzini, do campus São Vicente, Centro de Referência de Campo Verde. E, para finalizar o dia, teve Talk Show com os reitores do IFTM, IFSC e IFB, que ressaltou temas tais como a pesquisa, extensão, assistência estudantil, permanência e êxito.

Estudantes do campus também participaram na área cultural, com 2 (duas) apresentações, realizadas no dia 11 de agosto: Dança e Arte e Esporte e Arte. No mesmo dia, o WORKIF recebeu a visita de aproximadamente 300 estudantes da rede pública e particular, que vieram em caravanas para conhecerem as atividades previstas na programação do evento e se encantaram com a maquete de uma oca que estava exposta no nosso estande, feita pelos estudantes do campus para a Jornada Científica sobre o Projeto de Ensino Expedições Seculares de 2015.

Veja todas as fotos AQUI e/ou na GALERIA.

FIC – Formação Inicial e Continuada, Jovem Educador e Game-Club

O IFMT Várzea Grande conta com cursos FIC de Inglês e Espanhol e, futuramente, também terá de Francês. Os alunos utilizam ferramentas de ensino online, tais como o Duolingo, que oferece diversas atividades para assimilação de estruturas linguísticas. Além disso, o campus tem parceria com o Idioma sem Fronteiras e a Universidade de Salamanca, que oferta cursos de aperfeiçoamento em língua espanhola.

O campus também conta com o projeto Jovem Educador, que oferece conhecimentos básicos de língua inglesa a crianças de 8 e 9 anos, regularmente matriculadas nas escolas estaduais e municipais do entorno do campus.

Já o projeto de Pesquisa Game-Club busca desenvolver atividades relacionadas à língua inglesa, assim como à linguagem corporal, utilizando-se de aparatos eletrônicos que capturam o movimento como o acessório Kinect e Playstation move.

IV WORKIF - A quarta edição do Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação foi realizada de 9 a 11 de agosto de 2016, no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá-MT, com um público estimado acima de 4 mil pessoas, consolidando-o como o maior evento de educação tecnológica do Estado e um dos maiores do País. O WORKIF 2016 promoverá palestras, exposição de trabalhos de pesquisa e extensão, Feira de Robótica, Feira de Inovação, Mostra Cultural e Área Internacional.

Estudantes do campus Várzea Grande se preparam para o evento

Bel Pesce destaca em palestra a necessidade de treinar o olhar para aproveitar as oportunidades de inovação

Feira de Inovação apresenta produtos gerados em pesquisas de estudantes e servidores do IFMT

Talk show com os reitores do IFTM, IFSC e IFB ressaltou os temas: pesquisa, extensão, assistência estudantil, permanência e êxito