Estudantes do IFMT Várzea Grande realizam aula de campo monitorada ao Geoparque Chapada dos Guimarães

Publicado por: Campus Várzea Grande / 13 de Novembro de 2023 às 15:44

Estudantes do segundo semestre do IFMT Campus Várzea Grande realizaram visita técnica ao Geoparque Chapada dos Guimarães, a cerca de 65 km da capital Cuiabá. O objetivo foi aprender mais sobre geologia, geomorfologia e conhecer sobre o Cerrado, suas características e sua importância.

A atividade, nos dias 31 de outubro e 07 de novembro de 2023, integra o projeto de extensão "Cerrado e Educação Ambiental: valorizando práticas e saberes", coordenado pelas professoras de Geografia Lívia Fioravanti e Thamara Nayme e que também contou com a participação dos professores Willian Alcântara (também de Geografia) e Edmar Luiz da Silva (da área de Química).

A visita se iniciou na Sede do Geoparque, na Secretaria de Turismo e Meio Ambiente de Chapada dos Guimarães, onde as turmas foram recebidas pela geóloga Valéria Schmidt, que acompanhou o grupo do IFMT durante todo o percurso.

Na foto na sede do Geoparque: estudantes do segundo semestre, Professoras Lívia Fioravanti e Thamara Nayme, Geóloga  Valéria Schmidt e Secretário de Turismo deChapada dos Guimarães, Alexandre Barão.

De acordo com a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), os Geoparques são áreas geográficas únicas e unificadas, com paisagens de significado internacional e sendo gerenciados a partir de um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável (LEIA MAIS AQUI).

São 25 geossítios no Geoparque Chapada dos Guimarães, cujo limite é o do próprio território municipal. Como afirmou a geóloga Valéria Schmidt: "o modelo de gestão territorial do Geoparque é baseado nos 5Gs: geoeducação, geoturismo, geoconservação, geodiversidade e geopatrimônio". "Desde 2016, o Geoparque Aspirante Unesco Chapada dos Guimarães vem tomando forma, e receber estudantes e apresentar a eles a geologia de nosso território é um dos maiores prazeres que podemos ter", completou Valéria.

Para a professora Thamara Nayme, a visita técnica é uma ferramenta pedagógica importante para os estudantes do ensino médio, "pois oferece uma oportunidade prática de aprendizado, que complementa a teoria ensinada em sala de aula; durante a visita os estudantes desenvolveram habilidades práticas de observação direta, sensibilização ambiental, socialização e trabalho em equipe".

A primeira parada da aula de campo monitorada foi no Mirante Véu de Noiva, no Parque Nacional Chapada dos Guimarães (https://www.icmbio.gov.br/parnaguimaraes/guia-do-visitante.html).

Na trilha, a geóloga Valéria mostrou fósseis de invertebrados marinhos e contou sobre os diferentes tipos de rochas e de que forma elas revelam a história geológica do planeta

Na foto: Estudantes de Logística e Edificações, a geóloga Valéria  Schmidt e os professores Thamara Nayme, Edmar Silva e Willian Alcântara.

A parada no Santuário de Sant'Ana permitiu conhecer mais sobre a história da cidade de Chapada dos Guimarães e de como o núcleo urbano passou a crescer ao redor do local. Já os diferentes trechos do muro do Cemitério Largo da Piedade, evidenciaram as técnicas e materiais usados em cada momento histórico.

A última parada foi no Mirante Morro dos Ventos, onde se observou de modo privilegiado o relevo e seus processos geomorfológicos. Foi possível avistar da escarpa o morro testemunho de Santo Antônio, a Depressão Cuiabana e diversos morros e morrotes que compõem a paisagem.

O Geoparque tem um papel fundamental para incentivar a geoconservação do Cerrado, bioma que é foco de discussão do projeto de extensão do IFMT Várzea Grande. O Cerrado é um bioma extremamente ameaçado e 49% dele já foi destruído, segundo dados de junho de 2023 do INPE.

"Neste contexto, é crucial que nossos estudantes conheçam sua importância: o Cerrado é considerado o ‘berço das águas do Brasil’, abrigando diversas nascentes e tendo papel fundamental em importantes bacias hidrográficas do território brasileiro. Além disso, muitos de nossos estudantes conheceram a Chapada dos Guimarães pela primeira vez, o que foi muito significativo tanto para eles quanto para nós que organizamos a visita", afirmou o professor Willian Alcântara.

Como próximas etapas do projeto de extensão "Cerrado e Educação Ambiental: valorizando práticas e saberes", estão previstas duas atividades para a II Feira de Ciências do IFMT-VGD, que será realizada no dia 14 de novembro de 2023.

A primeira delas é uma Oficina de Compostagem (10h), ministrada pela bióloga Talita Palácio dos Santos, estudante de Pós-Graduação em Agricultura Tropical - PPGAT-UFMT.

Já a segunda, é uma palestra direcionada àqueles que não foram à visita técnica, sobre o Geoparque Chapada dos Guimarães (14h), ministrada pelo geógrafo Cleberson de Jesus, professor do Departamento de Geografia da UFMT.

Saiba mais sobre o Geoparque em: https://www.geoparkchapadadosguimaraes.com/.

E saiba mais sobre o Parque Nacional Chapada dos Guimarães em: https://www.icmbio.gov.br/parnaguimaraes/guia-do-visitante.html

Texto: Lívia Fioravanti e Cristiane Fronza.