Estudantes egressos(as) do IFMT Várzea Grande tomam posse em concursos e processos seletivos

Publicado por: Campus Várzea Grande / 8 de Julho de 2021 às 13:04

Três (03) estudantes egressos(as) dos cursos EMI e Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT Várzea Grande tomaram posse recentemente em concursos e processos seletivos que realizaram. Segundo o Diretor Geral do campus, João Bosco Lima Beraldo, "tais conquistas são consequências da capacidade de nossos egressos de fazer bom proveito de tudo aquilo que nós ofertamos enquanto instituição de ensino, pesquisa e extensão".

Mikaele Ferreira Jacob, egressa do Curso Superior Tecnológico em Gestão Pública, tomou posse na Prefeitura de Cuiabá, em 25 de junho de 2021. Segundo ela, quando passou no concurso, em 2019, ainda era estudante do curso, "o que foi essencial para a minha aprovação em 4° lugar em ampla concorrência, visto que todos os conteúdos da prova tive contato em sala de aula". "Ao realizar a prova, conseguia, inclusive, visualizar os professores falando sobre os conteúdos! O IFMT foi essencial na minha formação e na minha aprovação!!!", explicou.

Segundo Augusto César Santos, egresso de DCC, que passou em um processo seletivo do IBGE, também em junho deste ano, "no período de pouco mais de três anos como estudante do IFMT, a característica que mais aprimorei foi a autonomia; o alto nível de cobrança das provas, a necessidade de aprofundamento de certos conteúdos ou a simples curiosidade por saber mais, me levaram a estudar por conta própria várias vezes, e esse hábito foi determinante para a minha aprovação no seletivo do IBGE".

"De posse de algumas apostilas e videoaulas do YouTube, sem professor de cursinho ou mentoria para me guiar, fiz uso da autonomia que desenvolvi como IFetiano e busquei cobrir todo o edital do processo seletivo. Felizmente consegui dominar a prova, a fiz sem grandes dificuldades. Após alguns atrasos para sair o resultado e a ansiedade da espera, descobri no começo de junho que havia sido aprovado e, no final do mesmo mês, fui chamado e assinei o contrato com a fundação", explicou Augusto.

Para o egresso de Desenho de Construção Civil, "ter o meu primeiro emprego formal em uma instituição tão importante para o desenvolvimento social do Brasil como é o IBGE e, após ter de abrir mão de vários lazeres para me manter focado nos estudos, é sem dúvidas muito gratificante e mostra que o esforço valeu a pena", finalizou Augusto.

Segundo Tulyo Quirino de Castro Alves, egresso do curso de Edificações, atualmente estudante de Geografia na UFMT, "enquanto estava no IFMT aprendi muitas coisas que me foram úteis nessa jornada". "Além do ensino curricular de alta categoria, aprendemos a fazer pesquisa aprofundada sobre um assunto, o questionamento sobre vários conteúdos e muito mais; conhecimento proporcionado por vários professores muito bem escolhidos e capacitados, que fizeram a diferença, com muita sabedoria e experiência, que deram o melhor de si e contribuíram com minha aprovação e a de outros vários colegas!", finalizou Tulyo, que também passou no seletivo para o IBGE.

Para Mariane Batista de Lima Moraes Brandão Campos, Chefe do Departamento de Ensino, "tomar conhecimento do sucesso de um aluno egresso diante do mercado de trabalho e ouvir depoimentos como esses, que evidenciam o quanto o estudo e o IFMT Várzea Grande fazem a diferença na formação dos nossos alunos, é muito gratificante!".

"É a melhor recompensa por todo trabalho já realizado até aqui como Professora do Instituto Federal! É a certeza de que estamos todos trilhando o caminho certo para a oferta de um ensino público de qualidade. Parabenizo nossos alunos egressos pelos resultados alcançados, que são o reflexo do empenho de cada um de vocês, que souberam aproveitar as oportunidades que tiveram e se dedicaram, buscando pelos caminhos da educação a evolução pessoal e profissional", afirmou Mariane.

João Bosco, diretor do campus, afirma que "os relatos de Mikaele, Augusto, Túlyo e de vários outros egressos do IFMT Várzea Grande, demonstram a excelência de nosso trabalho e, também, o quanto nossos alunos estão comprometidos com educação humana e profissional". "Esperamos revê-los em breve em cursos de graduação/pós-graduação e nos encontros de egressos! Parabéns e sucesso!", finalizou.

Texto: Cristiane Fronza (jornalista IFMT-VGD); Imagem e entrevistas: Adriane de Souza (estagiária Ascom IFMT-VGD)