Grupo de Pesquisa do EMI pretende avançar no processo de Reformulação dos PPCs dos cursos durante Semana Pedagógica 2023

Publicado por: Campus Várzea Grande / 25 de Janeiro de 2023 às 19:59

O Departamento de Ensino no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT Várzea Grande realiza, de 30 de janeiro à 03 de fevereiroSemana Pedagógica 2023/1. "Com muita alegria e esperança renovadas, daremos início ao ano letivo 2023 na próxima segunda-feira, 30/01, com a semana pedagógica", afirma o Diretor Geral do campus, João Bosco Lima Beraldo.

"Trata-se de um evento construído coletivamente pelos servidores do Departamento de Ensino do campus, com o objetivo de promover um espaço para planejamento das ações a serem desenvolvidas pela instituição durante o ano. Em 2023, daremos um foco especial no processo de revisão dos nossos PPCs, buscando a conclusão desse trabalho", explicou João Bosco.

Além do planejamento para os cursos, haverá (31/01) a continuidade dos trabalhos e estudos realizados pelo Grupo de Pesquisa do EMI do campus, que pretende avançar em mais uma etapa do processo de Reformulação dos PPCs dos Cursos de EMI - Desenho de Construção Civil, Edificações e Logística. Já no dia 01/02, pela manhã, o professor Fábio Mariani apresentará as Ações do Fórum Permanente de Formação Pedagógica (FPFP) previstas para o ano de 2023.

O Fórum Permanente de Formação Pedagógica constitui-se como instância consultiva, propositiva e fomentadora dos processos de formação continuada, com viés pedagógico, dos educadores do campus, congrega toda a comunidade acadêmica, se estrutura a partir de uma Comissão Organizadora, designada pela gestão mediante portaria, e por Projetos Formativos originados das demandas internas do campus. Para saber mais sobre o FPFP acesse: ESTE LINK

Grupo de Pesquisa do EMI do campus Várzea Grande

Segundo a Supervisora Pedagógica, Sônia Maria de Almeida, "a partir de 2019, diante da necessidade de reformulação dos PPCs dos cursos de Ensino Médio Integrado (EMI) ofertados pelo IFMT Várzea Grande, percebeu-se as lacunas acerca das concepções do Ensino Médio Integrado, principalmente com relação ao currículo integrado a partir de metodologias e avaliações que favoreçam a integração curricular, cuja construção precisava acontecer de forma coletiva e articulada, desde a concepção dos projetos até a sua execução de fato".

"Tornou-se imprescindível repensar o papel da formação continuada e da formação em serviço dos profissionais envolvidos no fazer pedagógico do campus, de forma a possibilitar a elaboração/reformulação, execução, acompanhamento e avaliação contínua dos Projetos Pedagógicos de Cursos do EMI, na perspectiva do currículo integrado proposto pelos Institutos Federais. Tais etapas foram e ainda são perpassadas por conflitos, tensões, impasses, proposições e diálogos inerentes ao exercício do trabalho coletivo nesse campo fecundo e de disputas que envolvem o espaço educativo, contudo, tem sido um trabalho necessário e muito frutífero no processo de reformulação dos nossos PPCs", explicou Sônia.