IFMT Campus Várzea Grande promove debate sobre violência contra a mulher

Publicado por: Campus Várzea Grande / 28 de Março de 2024 às 17:39

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande reuniu, no dia 26 de março, cerca de 1.200 estudantes do ensino médio, superior e comunidade para debater um tema crucial: a violência contra a mulher.

A palestrante convidada foi a Dra. Mariell Antonini, delegada titular da Delegacia da Mulher, Criança e Idoso em Várzea Grande. Sua palestra, intitulada "Construindo uma Sociedade sem Violência contra a Mulher", forneceu dados relevantes e insights sobre os tipos de violência contra a mulher e suas raízes na estrutura patriarcal da sociedade. A delegada destacou a importância da educação de gênero como ferramenta para desconstruir estereótipos e promover a igualdade entre os gêneros.

Carminha Visquetti, assistente social e coordenadora de Assistência Estudantil e Inclusão do campus Várzea Grande, reforçou a importância de debater o tema no IFMT: “A violência contra a mulher não é um caso isolado, mas sim um problema enraizado em nossa sociedade patriarcal. As consequências desse tipo de violência são devastadoras, afetando não apenas as vítimas, mas toda a sociedade".

"É necessário um compromisso coletivo para construir uma sociedade sem violência contra a mulher. Por isso o debate foi um importante passo para conscientizar a comunidade sobre a violência contra a mulher e mobilizar ações para combatê-la”, finalizou Carminha.

Para acessar na íntegra o debate, acessando o canal do youtube:

A atividade foi promovida considerando o OFÍCIO CIRCULAR No 3/2024 - RTR-PROEN/RTR/IFMT da PROEN que orienta os campi do IFMT a atentarem-se de maneira multidisciplinar e integrada a Lei no 14.164, de 10 de junho de 2021, realizando atividades para abordar a violência contra a mulher, promovendo o debate e a conscientização do tema dentro das escolas.