IFMT ofertará o curso de Microempreendedor Individual (MEI) do Programa Qualifica Mais Progredir

Publicado por: Reitoria / 4 de Novembro de 2021 às 08:43

O Instituto Federal de Mato Grosso foi contemplado neste mês de novembro, na Chamada Pública de adesão ao Programa do Governo Federal ‘Qualifica Mais Progredir’. Com isso, ofertará para a sociedade mato-grossense o curso de Microempreendedor Individual (MEI) com certificado de 160 horas. A previsão de publicação para o edital do processo seletivo de alunos será em janeiro de 2022.

A Instituição receberá R$1.600.000,00 (hum milhão e seiscentos mil reais) para o programa, que é um recurso do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), referente a chamada pública que foi publicada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), no mês de setembro de 2021. Serão ofertadas 500 vagas no Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva e 500 vagas no Campus Várzea Grande.

A gerente da Ativa Incubadora de Empresas,  Léa Paula Vanessa Xavier Correa de Morais, explica que o curso é parecido com o Energif por ser um curso único. “Os 1.000 alunos irão estudar o mesmo curso que é o curso de Microempreendedor Individual (MEI) do catálogo do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e o público-alvo são os alunos beneficiários do Programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família)” conta Léa.

O diretor-geral do Campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva, professor Alceu Aparecido Cardoso, ressalta que o Programa Qualifica Mais Progredir dignifica o trabalho do servidor público por estar ajudando a sociedade e contribuindo socialmente para o crescimento da economia. Alceu diz que é uma excelente oportunidade, porque as pessoas que têm apenas o ensino fundamental vão conseguir montar a sua micro empresa e ser um microempreendedor individual, gerando renda e crescimento social.

Alceu Cardoso pontua "Isso nos deixa orgulhosos e felizes de sermos servidores da educação, servidores do IFMT. Nós estamos fazendo com que a economia cresça e que a receita das pessoas aumente e com isso diminua as necessidades de ações sociais”.

O diretor-geral do Campus Várzea Grande, professor João Bosco Lima Beraldo, conta que a iniciativa da oferta do Programa Qualifica Mais Progredir no município de Várzea Grande vai favorecer o atendimento de uma parcela da população que demanda de capacitação voltada para a formação de microempreendedores individuais. E relata que ao apresentar essa proposta para a secretária de Assistência Social do município, Ana Cristina Vieira, ela ficou muito satisfeita e entendeu como sendo uma forma de capacitar essa população que precisa de muita atenção.

João Beraldo afirma que a meta é capacitar 500 alunos no decorrer do ano de 2022, o que deve ampliar a visibilidade da Instituição no município e também nas localidades ao entorno.

“Para nós vai ser um desafio muito grande, mas devemos colher bons frutos a partir da entrada de um segmento da população que muitas vezes não tem acesso a uma instituição que preza pela educação pública de qualidade” conclui Beraldo.