IFMT Várzea Grande oferecerá curso de Libras básico para comunidade interna e externa do campus

Publicado por: Campus Várzea Grande / 1 de Outubro de 2019 às 18:27

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT Campus Várzea Grande, por meio de sua Diretora Geral SANDRA MARIA DE LIMA, torna público o PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE EXTENSÃO EM LIBRAS – NÍVEL BÁSICO para o 2º Semestre de 2019. O curso será ofertado na modalidade SEMI PRESENCIAL, sendo 40h online e 20h através de encontros presenciais. O curso é gratuito e não possui taxa de inscrição.

O período de inscrições será de 01 a 05 de outubro de 2019, exclusivamente por meio eletrônico no link: https://forms.gle/YrBWoXYoxtkhviKP6 e a inscrição será gratuita. Cada candidato poderá se inscrever apenas uma única vez e as informações prestadas no ato da inscrição são de inteira responsabilidade dos candidatos.

Os encontros presenciais ocorrerão no IFMT Várzea Grande, conforme o cronograma, durante os meses de outubro, novembro e dezembro do 2º Semestre de 2019, conforme tabela a seguir:

DOS REQUISITOS PARA A INSCRIÇÃO:

• Ter 18 anos completos;
  • Não ter feito curso de Libras anteriormente;
  • Ter disponibilidade para os encontros presenciais aos sábados.

As matrículas dos candidatos aprovados dentro do número de vagas serão realizadas na Coordenação do Curso de Libras no Campus Várzea Grande no dia 08/10/2019 a 11/10/2019 das 15:05 as 21:00 horas. Os candidatos que não efetuarem a matrícula nesse dia perdem o direito à vaga e, havendo vagas remanescentes, outros candidatos serão convocados, obedecendo a ordem de classificação. As aulas presenciais serão divididas em 05 (cinco) encontros presenciais, aos sábados, das 08h00 às 12h00, durante os meses de outubro a dezembro.

CRONOGRAMA

Sobre o Projeto de Extensão: Apoderamento inicial da comunicação e atendimento ao Surdo com fundamentos na Língua Brasileira de Sinais – Libras, Módulo Básico

Este projeto tem como objetivo introduzir fundamentos da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS para a comunidade externa, tais como: servidores de órgão públicos e Educadores da Rede Municipal e Estadual; e comunidade interna do IFMT Várzea Grande: Servidores, estudantes e Terceirizados, para dar suporte às ações referentes à Libras e à inclusão dos Surdos ingressantes no âmbito da instituição. O curso será desenvolvido de forma semipresencial, em ambiente moodle, e presencialmente, e sala disponibilizada pelo campus e conduzido pela intérprete de Libras. Os conteúdos teóricos (Contexto histórico do Surdo, Legislação vigente, intérprete de Libras) e práticos (análise de filmes, filmagens de comunicações em libras, atividades impressas, diálogos com o sujeito surdo) que serão contemplados com 40 horas online e 20 horas presencial, totalizarão 60 (sessenta) horas. Ao final do curso será conferida uma certificação de conclusão, emitida e registrada pela Coordenação de Registro e Emissão de Diplomas do IFMT Várzea Grande, conforme a Instrução Normativa nº. 03, de 12 de agosto de 2011 do IFMT. O participante que tiver no mínimo 75% de presença nas atividades presenciais terá direito ao certificado de participação no curso. O participante que não atingir a carga horária mínima não terá direito a certificação.