IFMT Várzea Grande realiza oficina para servidores do campus Tangará da Serra

Publicado por: Campus Várzea Grande / 7 de Março de 2023 às 15:52

No dia 1º de março de 2023 servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT Campus Várzea Grande realizaram uma visita ao IFMT Campus Avançado Tangará da Serra para ministrar uma oficina sobre “Currículo Integrado e Semestralização do Ensino Médio no IFMT” ao corpo docente e equipe pedagógica de lá.

“A importância dessa discussão neste momento se faz necessária, uma vez que os 19 campi do IFMT espalhados pelo estado de Mato Grosso iniciam um processo de consulta pública às DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA INTEGRADA DE NÍVEL MÉDIO DO IFMT à toda comunidade acadêmica”, explicou a pedagoga Sônia de Almeida.

Segundo Sônia Almeida, pedagoga do IFMT-VGD, desde 2019 o campus “tem movimentado intensas discussões sobre os fundamentos filosóficos e epistemológicos acerca da Formação Humana Integral, omnilateral e politécnica como forma de aprofundar o entendimento sobre os Currículos Integrados e construir propostas pedagógicas de integração para garantir, cada vez mais, a excelência dos processos educativos ofertados aos estudantes”.

"Nesse movimento, busca-se repensar os Projetos Pedagógicos dos Cursos de modo a aprimorar as práticas integradoras, com metodologias inovadoras que potencializem os processos de ensino e aprendizagem na perspectiva da formação integral do ser humano", afirmou Sônia.

Além disso, este documento tem o objetivo de nortear a oferta dos cursos de Ensino Médio Integrado (EMI) – ensino médio integrado à educação profissional, sendo responsável por orientar os "os princípios, fundamentos, procedimentos e critérios que devem ser seguidos no planejamento, na organização, na articulação, no desenvolvimento e na avaliação das propostas pedagógicas dos cursos técnicos integrados, no âmbito do IFMT" (IFMT, 2023, grifo nosso).

Além da importância deste documento norteador enquanto política institucional, a oficina ministrada em Tangará também abordou a experiência do campus na oferta do EMI no regime semestral, ou seja, os 03 cursos ofertados em Várzea Grande funcionam em 03 anos, contudo a organização e oferta das disciplinas e turmas seguem o regime semestral – 06 semestres. Para a pedagoga Sônia Almeida "o regime semestral traz um ganho qualitativo aos alunos, pois no caso de reprovação, o aluno pode refazer as disciplinas num prazo de 01 semestre, enquanto que o regime anual obriga o aluno refazê-las no prazo de 1 ano". A pedagoga ressalta que a oferta de EMI no regime semestral está devidamente respaldada na LDB 9.394/1996, Art. 23.

Segundo o professor Fábio Mariani "o documento das diretrizes é de grande importância, uma vez que foi construído democraticamente, com representação de todos os campi, e projeta institucionalmente os anseios por uma educação pública de qualidade, pautada nos fundamentos essenciais que constituem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica".

Neste sentido, o campus Várzea Grande disponibilizou uma página no site para que a comunidade interna e externa possa contribuir com esta política. Para saber mais, acesse: FÓRUM LOCAL PARA CONSULTA PÚBLICA.