início do conteúdo

IFMT-VGD teve participação intensa na MArte e no WorkIF

Publicado por: Campus Várzea Grande / 31 de Outubro de 2023 às 20:54

De 22 a 27 de outubro de 2023 o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso realizou dois grandes eventos: a 5ª Mostra de Arte e o 8º Workshop de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMT. O campus Várzea Grande participou de ambos os eventos. No dia 24/10 o grupo de Teatro do campus apresntou uma adaptação do livro Macunaíma, de Mário de Andrade ('Macunaíma sintética').

No mesmo dia, os grupos instrumentais Projeto Pauta Viva, Boomwhackers e o Coral IFMT-VG se apresentaram na MArte:

Nos três dias de WorkIF, estudantes, docentes e egressos(as) do IFMT Várzea Grande apresentaram trabalhos, banners, e-posters e participaram de palestras, mesas redondas, encontros das várias áreas do Instituto e oficinas oferecidas nos estandes de outros campi e pelo evento.

O Coral do campus também se apresentou na abertura do VIII WorkIF, na manhã do dia 25 de outubro.

Segundo o Diretor Geral do campus, João Bosco, "os eventos, a Mostra de Arte e Cultura do IFMT e o WorkIF, foram excelentes oportunidades dos nossos alunos conhecerem um pouco mais da produção cultural do Instituto, mas também de pesquisa, extensão e ensino desenvolvidos nas 19 unidades espalhadas pelo estado de Mato Grosso".

Para ele, "o campus Várzea Grande apresentou todos os seus projetos culturais na MArte, fez bonito, mais uma vez, e também durante o WorkIF foi possível conhecer alguns dos nossos projetos de pesquisa, que são desenvolvidos aqui, entre eles o reuso da água do ar-condicionado, coordenado pela professora Sandra, e vários outros projetos de ensino e de pesquisa da professora Kellyn, da área de química".

"O evento teve um recorde de participação e foi excelente, nós conseguimos levar um número expressivo de alunos, algo em torno de 500 alunos e foi um sucesso. Agora a gente já começa a se organizar para o próximo WorkIF para poder levar cada vez mais coisas que a gente desenvolve aqui no campus Várzea Grande", finalizou João Bosco.

Para a professora de artes, Grazielle Louzada, "a V Mostra de Arte do IFMT foi um espetáculo lindo, com apresentações das diversas linguagens: tivemos fanfarra, performance cênicas, como dança e teatro, música de câmara, coral, banda, dupla, solo, roda de Choro; nas artes visuais com documentários, desenhos, telas...".

"Pra mim, enquanto professora, o que mais marca é o processo dos alunos, a preparação da obra de arte, sua pesquisa, estudo, dedicação, ensaios, percebo que os alunos crescem muito nesse caminho, e depois que vivenciam a MArte, pelas apresentações, vivências, experiências, contato com outros discentes, retomam diferentes, entusiasmados e com ainda mais vontade de fazer arte". 

Segundo Grazi, "a MArte é de suma importância para o fortalecimento da arte no IFMT e para o fortalecimento do trabalho de cada professor". "A V Marte foi repleta de desafios e alegrias... apesar de toda onda de calor e vento forte no início dos eventos, tivemos uma linda Mostra de Arte! Finalizamos esse momento com encontro dos Arte-Educadores, que foi de suma importância para o fortalecimento do coletivo, uma avaliação da mostra de Arte e discussão de algumas demandas da área, tivemos uma fala com o Reitor, representantes da PROEN e da PROEX", afirmou a professora.

Para a Chefe do Departamento de Ensino, Mariane Brandão, "foi uma semana intensa de muito trabalho, entre MArte e Workif, mas valeu a pena ver a alegria dos alunos participando dos eventos e orgulhosos de ver seus trabalhos de pesquisa, ensino e extensão expostos não tem preço! Eventos como esses nos dão a certeza de que estamos no caminho certo, trabalhando por uma educação pública, acessível e de qualidade!".

João Hanes, estudante que apresentou e-pôster sobre o Sebrae Sustentabilidade, afirmou que "apresentar no WorkIF foi uma experiência muita incrível, apesar do nervoso e de todo o estresse, foi incrível e é muito legal poder mostrar o que aprendemos com as experiências que o campus VGD oferece para nós alunos". 

Para a professora Kellyn Antunes, "os eventos são extremamente importantes, pois contribuem para a iniciação à educação científica; e é muito gratificante quando o desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino e extensão, assim como seus resultados, são apresentados pelos alunos do Ensino Médio Integrado". "Acredito muito no potencial dos nossos discentes, e tenho certeza que o WorkiIF despertou em cada aluno, tanto dos que apresentaram, quanto dos que assistiram, o desejo de aprender e FAZER CIÊNCIA", finalizou Kellyn.

Para professora e pesquisadora Sandra Maria de Lima, "foi uma experiência incrível esse 8º WorkIF! Estávamos com muita saudade, por conta da pandemia, o último foi online, e nesse a gente pode ver novamente, mais uma vez vivenciar a identidade do IFMT espalhado pelo nosso vastíssimo território e se apropriar de tanta riqueza que tem sido desenvolvida em todos os campi do Instituto. Em relação à participação do campus Várzea Grande no WorkIF e na MArte isso é indubitavelmente encantador. A arte está no nosso campus de tal maneira, que realmente eu acho que todo mundo espera pela apresentação do campus Várzea Grande, acho que foi tudo muito lindo. E no WorkIF nós tivemos muitos trabalhos, com apresentação de e-pôster, com apresentação oral muito interessantes".

"Apresentamos sobre o projeto da SUDECO, esse projeto que movimentou 07 (sete) técnicos e 22 (vinte dois) alunos; sete técnicos que fizeram as visitas, mais cinco técnicos administrativos, então foi um projeto de extensão encantador, porque nós colocamos toda a expertise dos nossos professores e técnicos à disposição do desenvolvimento regional, Superintendência de Desenvolvimento do Centro Oeste, e movimentamos para os alunos foi uma vivência prática maravilhosa e apresentamos tudo isso com muito capricho, com muito entusiasmo e com muito rigor científico no nosso WorkIF", finalizou Sandra.

Segundo a Coordenadora de Extensão, Gabrielly Cristhiane Oliveira e Silva, "ao longo de 6 dias de evento, três na MArte e três no WorkIF), o IFMT Várzea Grande se fez presente com toda sua força".

"Levamos o campus todo para vivenciar todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão que foram apresentadas, tanto por nós, quanto pelos outros 18 campi do IFMT que estiveram reunidas nesses dias. Foi maravilhoso ver tudo que se produz dentro pela comunidade IFMT!", afirmou Gabrielly.

Para Gabrielly, "como coordenação de extensão do campus Várzea Grande pudemos levar tudo que produzimos culturamente e abrilhantar mais ainda a MArte e a abertura do WorkIF, além dos diversos projetos de extensão que foram apresentados, tanto em formato e-pôster, quanto oral. Voltamos para nosso campus com saudades da intensa semana que vivenciamos e já mirando nos preparando e aguardando os próximos eventos institucionais!", finalizou.

Estande do IFMT Várzea Grande

O campus Várzea Grande, apresentou pesquisa que possibilita alternativas para o reuso direto de água do ar condicionado, indicando, inclusive, potabilidade comprovada em testes. A partir da pesquisa coordenada pela professora Sandra Maria de Lima, uma construtora da cidade já utiliza da tecnologia. O consumo da água ainda depende de certificações técnicas que autorizem o uso da água do ar-condicionado para beber. No campo do ensino de química, Várzea Grande, socializou para a comunidade experiências prático-pedagógicas no ensino de Química, como a utilização de essências de ambiente e sabonetes e o trabalho de ensino de química a partir da horticultura. (Maria Edna Pedro da Silva em WorkIF: Campi do IFMT apresentam tecnologias, materiais didáticos e intervenções em educação ambiental

Segundo Sandra, "particularmente em relação à minha participação, dos meus colaboradores nas minhas pesquisas, e especialmente dos nossos alunos, eu fiquei muitíssimo orgulhosa". "Eu pude participar mais ativamente de dois grandes projetos: o projeto da regulamentação do reuso da água do ar-condicionado, que foi concluído vitoriosamente, posto que conseguimos o nosso grande objetivo, que era incluir o tema numa agenda pública, e isso está sendo incorporado, uma grande parceria que nós fizemos com o Tribunal de Contas do Estado, especificamente com a Comissão Permanente de Meio Ambiente". 

"Então, nós apresentamos, tanto no e-pôster, como apresentação oral, e fizemos uma oficina riquíssima em que meus bolsistas, Alcides José Moreira Neto e Gustavo Domingos, apresentaram para, minimamente, de 200 a 300 pessoas que vivenciaram a oficina, onde os bolsistas apresentaram o resultado da pesquisa, tanto em relação à potabilidade, como em relação à produção de água pelos aparelhos do ar-condicionado, mas eles também ensinaram a construir um coletor individual para a água drenada do ar-condicionado. Essa oficina teve a participação importantíssima do Seu Edgar Dutra, que preparou tudo com muito carinho para a gente, inclusive um esboço com as fotografias montando uma peça, como se fosse um quebra-cabeça, ficou muito interessante". explicou Sandra.

Alcides Neto, estudante que apresentou e-pôster e realizou a oficina ensinando a construir um coletor individual para a água drenada do ar-condicionado: "O WorkIF foi um evento que me mostrou a grandiosidade dos projetos que nós desenvolvemos durante os últimos anos. Achei que ficaria nervoso, pois sei como a pesquisa foi importante e como era responsabilidade minha e do meu colega passar as informações para os espectadores, que eles interessaram em assistir nossas apresentações". Segundo Alcides, "acredito que, assim como o JIFs, o WorkIF tem seu papel no desenvolvimento dos alunos, pois possibilita que jovens desenvolvam pesquisas mesmo estando no ensino médio. A participação no evento foi de grande emoção e satisfação".  

Confira a galeria de fotos: https://vgd.ifmt.edu.br/conteudo/galeria/marte-e-workif-2023/

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Várzea Grande

Avenida Tiradentes (Lot Jd Manaíra), nº 1300 - Petrópolis - CEP 78144-424

Telefones: Dep. Ensino: 65 3691-8000/09/13/16/19/43 Secretaria: 65 3691-8014 Gabinete: 65 3691-8002

Várzea Grande/MT