Iniciadas as aulas dos cursos de idiomas do campus Várzea Grande

Publicado por: Campus Várzea Grande / 17 de Maio de 2016 às 15:53

Com as novas turmas e cerca de 350 estudantes, Várzea Grande torna-se polo de línguas entre os campi

Iniciaram-se as aulas dos novos cursos FIC - Formação Inicial e Continuada, do Instituto Federal de Educação de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande. Nos dias 10 (terça-feira) e 12 de maio (quinta-feira), 125 estudantes de 05 (cinco) novas turmas de Espanhol e Inglês iniciaram suas atividades anuais.

Os cursos são abertos à comunidade e, nas turmas FIC, houve reserva de vagas a profissionais da educação das redes municipal e estadual. Elisângela Pinheiro e Ana Albina, professoras da Escola M. Ednilson Francisco Kolling, viram no curso oportunidade de qualificação, visto que, com a alteração do currículo em suas escolas, as crianças passarão a estudar o espanhol desde o 4º ano do ensino fundamental: “A qualificação é urgente”, relataram.

O IFMT Várzea Grande tem realizado uma série de ações na área de línguas com objetivo de implementar a política de internacionalização do Instituto Federal, que busca promover a interação entre a rede IF e sistemas educacionais estrangeiros. "Aqui valorizamos o ensino de línguas. Nos cursos regulares, os docentes utilizam metodologias baseadas em multiletramentos para preparar os estudantes para exames internacionais e, para a comunidade em geral, o campus oferece os cursos de Inglês e Espanhol Básicos", explicou o Chefe do Departamento de Ensino, Prof. Kléberson Cardoso.

Um dos novos estudantes de espanhol, Sr. Luís Andrade, 66 anos, agente de segurança aposentado, vigilante e carpinteiro, morador do bairro Nova Esperança, considera muito importante estudar, principalmente línguas, pois já perdeu boas vagas de emprego por não saber falar espanhol. Ele já havia pesquisado outros cursos, mas achou todos muito caros e longe da sua casa. Ao ficar sabendo do curso no IFMT, através de uma amiga, não perdeu tempo e veio logo fazer sua inscrição: "as coisas só são difíceis para quem é mole!", afirmou.

Polo de ensino de línguas

O IFMT Várzea Grande vem se tornando um importante polo de ensino de línguas no IFMT. Neste semestre são atendidos pelo menos 125 estudantes nos Cursos FIC de Inglês e Espanhol básicos, com carga horária de 160 horas, e 200 crianças no projeto de extensão Jovem Educador, aprendendo inglês e espanhol, com carga horária de 60 horas.

O Projeto Jovem Educador é uma ação de extensão que atende a 200 crianças da comunidade em cursos básicos de inglês e espanhol. Neste projeto, os estudantes com melhor desempenho nas línguas estrangeiras, recebem uma bolsa mensal para auxiliar a crianças de 09 e 10 das escolas públicas de educação infantil no aprendizado de línguas.

O campus estabeleceu, também, um convênio com a Universidade de Salamanca, da Espanha, para a oferta de cursos de língua espanhola a estudantes do campus e para formação dos professores da unidade. Nessa parceria, serão oferecidas 20 vagas semestralmente para o curso Língua e Cultura Espanhola, com aulas que serão ministradas no próprio campus, por professores nativos espanhóis da Universidade de Salamanca.

Como ação de inclusão o IFMT Várzea Grande oferece, ainda, todos os semestres, 40 vagas em cursos de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, que tem garantido qualificação a profissionais das redes pública de educação e saúde.