Instruções Programa Pé-de-Meia

Publicado por: Campus Várzea Grande / 26 de Março de 2024 às 16:26

O programa Pé-de-Meia, criado pela Lei nº 14.818 de 2024, é um programa de incentivo financeiro-educacional que visa promover a permanência e a conclusão do ensino médio entre jovens da rede pública. Através da criação de uma poupança individual para cada estudante, o programa oferece:

Benefícios:

• Depósito mensal de R$ 200: O valor pode ser sacado a qualquer momento, funcionando como um incentivo financeiro para o estudante.
  • Depósito anual de R$ 1.000: Este valor só pode ser retirado após a conclusão do ano letivo, incentivando a progressão e a finalização do ensino médio.
  • Bônus por desempenho: Estudantes que obtiverem boas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou em exames estaduais podem receber um bônus adicional de até R$ 3.000.

Requisitos para Participação:

• Estar regularmente matriculado no ensino médio público;
  • Ter renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo;
  • Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais.

Como se Inscrever:

A/O estudante deve fazer sua inscrição no programa Pé-de-Meia, por meio do aplicativo Jornada do Estudante, disponível para Android e iOS.

Observação: As informações acima são um resumo do programa Pé-de-Meia. Para mais detalhes, consulte os sites oficiais do MEC e da Caixa Econômica Federal.

Para Mais Informações:

1. Site da Caixa Econômica Federal: https://www.youtube.com/watch?v=jzWyW1EPNDE

2. Aplicativo Jornada do Estudante -

Esta explicação, elaborada por Carminha Visquetti, Assistente Social do IFMT Campus Várzea Grande (2024), baseada na cartilha do Programa Pé de Meia do governo federal (2024).