Lançado Edital para turma 2022 do Curso de Especialização em Desenvolvimento Urbano do IFMT-VGD

Publicado por: Campus Várzea Grande / 28 de Julho de 2021 às 15:21

O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT Campus Várzea Grande, João Bosco Lima Beraldo, de acordo com as disposições da legislação em vigor, TORNA PÚBLICO o Edital do processo seletivo para preenchimento de vagas do curso de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Nível de Especialização em Desenvolvimento Urbano do IFMT-VGD - modalidade semipresencial – Turma 2022.

A inscrição é composta de uma única etapa, de 05 de agosto a 15 de setembro de 2021, por meio do sistema eletrônico Q-Seleção (NESTE LINK), na qual haverá o envio da documentação conforme subitem 3.3 e 3.5 do edital. O(A) candidato(a) deverá preencher eletronicamente todos os itens exigidos no formulário, incluindo o questionário socioeconômico e fazer o upload dos documentos descritos EM ARQUIVO ÚNICO e formato PDF de até 10MB.

O pagamento da taxa de inscrição deve ser feito respeitando o Cronograma (Quadro 1), observado o horário de funcionamento bancário. Após preencher o formulário eletrônico de inscrição no Q-Seleção (https://selecao.ifmt.edu.br/), o(a) candidato(a) deverá imprimir o boleto bancário e pagar a taxa no valor de R$ 80,00 (oitenta reais) obrigatória para os que não forem contemplados pela Lei 12.799, de 10 de abril de 2013.

Estão sendo oferecidas 60 (sessenta) vagas para matrícula no IFMT Campus Várzea Grande, situado na Avenida Tiradentes (Lot Jardim Manaíra), nº 1300 – Petrópolis, Várzea Grande/MT, válidas para a turma do primeiro semestre de 2022. Reservam-se 9 (nove) vagas à candidatos(as) de Políticas de Ações Afirmativas autodeclarados negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência em atendimento à Portaria Normativa 13/2016/MEC e à Resolução 056/2019/CONSUP/IFMT. O requisito de participação neste processo seletivo é ter concluído curso de graduação reconhecido no país até a data da matrícula, conforme Cronograma.

O curso será ofertado na modalidade a distância com encontros presenciais, estruturado em 13 componentes curriculares, perfazendo 374 horas de conteúdos curriculares de natureza técnico-científica e 34 horas destinadas à produção de artigo científico definido como Trabalho de Conclusão de Curso - TCC. A duração do curso será de 18 meses, com encontros presenciais e online, via Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA.

Os componentes curriculares, que possuem 34 e 17 horas, terão um encontro presencial aos sábados, com carga-horária de 10 e 5 horas, respectivamente, mediante plano de ensino específico, obedecendo o calendário escolar anual do IFMT-VGD e cronograma estabelecido pelo Colegiado de Curso da Especialização em Desenvolvimento Urbano.

Para dúvidas sobre o edital: lista.processoseletivo@ifmt.edu.br.

Para informações ou dúvidas sobre o cursohttps://ppgdurb.vgd.ifmt.edu.br/ e ppgdurb@vgd.ifmt.edu.br.

Telefone de contato do IFMT-VGD: (65) 3691-8000