MT Mamma realizou palestra sobre Outubro Rosa no IFMT Várzea Grande

Publicado por: Campus Várzea Grande / 13 de Outubro de 2016 às 11:33

Na última segunda-feira, dia 10 de outubro de 2016, a representante da Associação MTmamma amigos do peito, Cleuza Dias, proferiu uma palestra para servidores e estudantes do IFMT Campus Várzea Grande, sobre o Outubro Rosa. O evento foi organizado pela Comissão de Qualidade de Vida do campus e tinha o objetivo de esclarecer e tirar dúvidas sobre o câncer de mama.

Cleuza, que já foi vítima da doença, explicou sobre os principais aspectos do câncer de mama, a importância do diagnóstico precoce para melhor resultado no tratamento e do cuidado e atenção desde cedo. Além disso, ela também frisou sobre como a atenção e o carinho das pessoas próximas fazem diferença para as pessoas acometidas por esse mal e como o MTmamma a ajudou e ajuda tantas outras mulheres com câncer.

Com esta palestra, o IFMT Várzea Grande aderiu ao movimento mundial do Outubro Rosa, cujo objetivo é chamar a atenção para o câncer de mama e, principalmente, para o diagnóstico precoce. Segundo a psicóloga do campus, Fernanda Zanatta, "essa campanha é muito importante, pois, com isso, acaba sendo promovido também um senso maior de autocuidado e sensibilização para as questões da doença, além da saúde nos aspectos, físico, mental, emocional".

Outra questão abordada na palestra foi a importância do trabalho voluntário: "Eu já fiz trabalho voluntário no Hospital do Câncer, foi uma experiência enriquecedora em vários sentidos para mim, pude doar um pouco da minha atenção, cuidado, além de auxílio do ponto de vista profissional, sou psicóloga e pude ajudar alguns pacientes no hospital. Na minha opinião, isso aproxima as pessoas, desmistifica muitas questões e o contato com o Outro é transformador, acredito que para todos os envolvidos", explicou Fernanda.

Sobre o MTmamma

A "Associação MTmamma amigos do peito" foi instituída e registrada em 03 de Março de 2009. Em pouco mais de dois anos, a MTmamma atua diretamente com 75 assistidas e 115 voluntários, tendo como fonte de renda para custeio, a contribuição de associados e parcerias com a sociedade civil, a fim de cumprir os seus compromissos e finalidades previstas no Estatuto Social.

O objetivo do MTmamma é auxiliar pessoas portadoras de câncer de mama, promover programas educativos, prestar atendimento psicossocial, dar orientação jurídica, viabilizar acesso a terapias complementares e capacitar voluntários que possam contribuir com a disseminação da informação e apoio às mulheres e homens assistidos e, ainda, promover atividades voltadas ao bem estar e à autoestima daqueles que estão em estágios diferentes do tratamento.