início do conteúdo

PlantART: Projeto de extensão possibilita o aprendizado através da prática

Publicado por: Campus Várzea Grande / 11 de Janeiro de 2017 às 16:32

Prática profissional conciliada à responsabilidade social tem como resultado projetos de regularização
fundiária para a comunidade

Durante o ano de 2016, estudantes dos cursos Técnico Subsequente e Integrado ao Ensino Médio de Desenho de Construção Civil – DCC – participaram do PlantART, projeto de extensão que tem o objetivo de proporcionar a vivência da prática profissional, conciliada à ações cidadãs através do oferecimento gratuito de projetos de regularização de edificações e recolhimento de ART – Anotações de Responsabilidade Técnica.

Segundo a Professora Coordenadora do projeto, Mariane Brandão Campos, “além de funcionar como oficina de aprendizado para os alunos do curso de Desenho de Construção Civil, o PlantART também atende às comunidades carentes de Cuiabá e Várzea Grande, possibilitando a regularização de residências e o resgate da cidadania através da promoção das posses das edificações”.

Na primeira etapa do projeto, que atendeu o Bairro Pólvora, uma comunidade localizada na região do Porto, em Cuiabá, os estudantes do curso subsequente realizaram os levantamentos topográficos e arquitetônicos de terrenos e edificações já existentes. Antes, tiveram aulas teóricas sobre o assunto e, durante o processo, também tiveram que observar as Leis Municipais quanto às normas de Uso e Ocupação de Solo. A próxima turma fará a outra parte desta etapa, que consiste em compor os desenhos técnicos das edificações levantadas para posterior aprovação dos projetos junto ao município.

   

No segundo semestre do 2016, estudantes do Ensino Médio fizeram um levantamento para atualizar o projeto do Hospital Militar, localizado na R. Ten. Thogo da Silva Pereira, em Cuiabá. Durante 2017, eles farão os levantamentos em casas no Bairro Dom Aquino, para realizar o mesmo trabalho feito no Bairro Pólvora.

   

Mudanças significativas na aprendizagem

A professora Mariane Campos explicou que o projeto “é uma grande oportunidade de aprendizagem prática tanto para alunos quanto para professores. A sua inserção na grade curricular do curso torna este mais enriquecido, uma vez que faz a ponte entre o aprendizado teórico e a prática profissional, tornando o perfil do aluno egresso mais completo”.

Além disso, o PlantART será um projeto de caráter permanente, pois, na medida em que forem ingressando novas turmas, as mesmas serão incluídas no projeto, que visa ser mais um instrumento de formação dos novos profissionais. Para Mariane, “com a participação no projeto, o aluno cria uma cultura de formação mais consciente de seu papel profissional e social, adquire uma formação prática através de uma percepção e resolução de problemas e desafios próprios de seu fazer profissional e, consequentemente, sai preparado para o exercício de sua profissão com mais eficiência”.

planta   croqui

O projeto PlantART, que é a parte profissionalizante do curso de Desenho, foi idealizado pela Diretora Geral do campus, Sandra Maria de Lima: "eu sempre tive um sonho de fazer que a instituição, de verdade, ajudasse a sociedade, e que ela aplicasse imediatamente o conhecimento dos alunos, adquiridos aqui, em prol da comunidade. Com o PlantART, todo aluno vai ter que prestar um serviço para a comunidade".

Primeiros resultados

Os principais resultados esperados do projeto são fazer a ponte entre o conhecimento adquirido dentro de sala de aula e prática profissional, despertar nos alunos a relevância de seu papel profissional na sociedade e na importância de seu engajamento em ações que auxiliem no resgate da cidadania e, por fim, fomentar pesquisas nas diversas áreas do conhecimento.

 Bairro Dom Aquino

Não só isso. O projeto também traz mudanças para as comunidades atendidas: “a principal mudança na vida das comunidades alvo do PlantART será a certeza e a segurança da efetiva posse de suas residências que poderão assim estar devidamente regularizados frente às normas municipais, bem como aptos para participarem de programas sociais do governo como o MINHA CASA, MINHA VIDA, dentre outros”, explicou Mariane.

Projeto cria consciência de responsabilidade social e de trabalho em equipe em estudantes

Em depoimento sobre o PlantART, a estudante recém formada do curso Técnico Subsequente em DCC, Jane Maria Albuquerque Rosa da Silva, demonstra como o projeto desenvolveu nela e em seus colegas a consciência de responsabilidade social, ao mostrar como a falta de planejamento urbano sempre foi um problema social no Brasil e como projetos assim podem ajudar os mais necessitados.

    

Segundo Jane, “a ação do Instituto Federal de Mato Grosso, juntamente com outros órgãos competentes, é importante para aqueles que estão em situação menos favorável socialmente falando, engajando os alunos nessa ação, fazendo com que todos se tornem agentes de transformação social”. Além disso, para Jane, a atuação do IFMT nessa interação deu a eles “a oportunidade de conhecer a realidade de pessoas que vivem dentro do centro urbano em condições precárias ao ser humano” e a possibilidade de trabalhar em grupo: “dividíamos os trabalhos em grupo, os quais resultaram em todos os levantamentos já feitos. Agora a finalização deste projeto ficará a cargo de uma nova turma”, finalizou Jane.

Sobre o PlantART

A palavra PlantART surgiu da junção de plant (plantas técnicas) e ART (Anotações de Responsabilidade Técnica). O projeto surgiu da necessidade da curricularização da extensão do cursos do IFMT Várzea Grande, a partir do levantamento feito para atender as demandas de profissões no município e região. Segundo Sandra Maria de Lima, Diretora Geral, após a definição dos escopo dos cursos que o campus ofereceria (áreas de construção civil e gestão de negócios), foi verificado que 85% dos imóveis da cidade não eram regularizados. A partir disso, a ideia do projeto surgiu, também, do sonho de fazer com que a instituição ajudasse a sociedade.

Ascom/IFMT Campus Várzea Grande – Cristiane Guse Fronza

Leia mais: IFMT Campus Várzea Grande dá início às atividades do projeto PlantART 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Várzea Grande

Avenida Tiradentes (Lot Jd Manaíra), nº 1300 - Petrópolis - CEP 78144-424

Telefones: Dep. Ensino: 65 3691-8000/09/13/16/19/43 Secretaria: 65 3691-8014 Gabinete: 65 3691-8002

Várzea Grande/MT