Lançado seletivo 2022/2 para Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio

Publicado por: Reitoria / 15 de Março de 2022 às 16:25

As inscrições para participar do processo seletivo dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), abrem dia 21 de março e irão até 25 de abril. São 160 vagas, distribuídas nos Campi Cuiabá - Bela Vista e Várzea Grande. Faça a sua inscrição em selecao.ifmt.edu.br.

Os Cursos Técnicos Integrados são em: Química, Meio Ambiente, Desenho de Construção Civil, Edificações e Logística. As vagas são para o segundo semestre do ano letivo de 2022.

Para efetuar a inscrição no Processo Seletivo dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFMT, vinculados ao edital 02/2022, para seleção de ingresso por meio da avaliação do histórico escolar, serão necessários os seguintes documentos:

•  CPF (obrigatoriamente do candidato);
  •  Documento oficial de identificação e para candidatos estrangeiros, o Registro Nacional de Estrangeiro –RNE, que comprova sua condição de permanente ou temporário, conforme inciso IV do art. 13 da Lei 6.815/80;
  •  Histórico Escolar do Ensino Fundamental (ou documento escolar oficial equivalente, desde que devidamente assinado e carimbado pelo Diretor e/ou Secretário da escola). Não serão considerados apenas declarações de matrículas, sem conceitos/notas para avaliação.

Após preencher o formulário de inscrição com todas as informações no nome do candidato, ele deverá imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de R$50,00. O IFMT oferecerá o benefício de isenção da taxa de inscrição aos candidatos que preencherem todos os requisitos do item 2.8.1 no edital.

Reserva de cotas

No ato da inscrição, o candidato poderá optar por concorrer às vagas reservadas, estabelecidas na Lei nº 12.711/2012, com alterações introduzidas pela Lei nº 13.409/2016; no Decreto nº 7.824/2012, com alterações introduzidas pelo Decreto nº 9.034/2017; na Portaria Normativa nº 18/2012; na Portaria Normativa nº 21/2012 e nas alterações introduzidas pela Portaria Normativa nº 9/2017 (reserva de vagas), ou às vagas de pela ampla concorrência.

Em conformidade com a legislação citada, o IFMT reserva 60% (sessenta por cento) das vagas de todos os cursos e turnos para candidatos que tenham cursado INTEGRALMENTE o ensino médio na rede pública de ensino (municipal, estadual ou federal).

Resultados

No dia 24 de junho de 2022, serão divulgadas, no endereço eletrônico https://selecao.ifmt.edu.br/, dez listas, sendo uma dos candidatos da listagem geral que foram aprovados e os excedentes no processo seletivo referente ao edital 02/2022 e nas outras nove listas constarão os nomes dos candidatos aprovados e os excedentes que se inscreveram como cotistas (reserva de vagas), por curso e turno.

No dia 30 de junho de 2022 será a divulgação oficial dos aprovados/classificados

Início das aulas

O início das aulas será estabelecido conforme calendário de cada Campus, a ser divulgado na data da matrícula. Diante da continuidade da orientação dos órgãos de saúde para o distanciamento social, o semestre letivo poderá iniciar com atividades executadas de forma não presencial, por meio do RED - Regime de Exercícios Domiciliares.

Após orientação dos órgãos de saúde e autorização para retorno das atividades presenciais, cada Campus estabelecerá o calendário acadêmico para retorno, conforme diretrizes e estrutura disponível em cada unidade. Neste caso, a utilização do uniforme escolar passa a ser obrigatória para a frequência das aulas.

Leia o edital para mais informações em selecao.ifmt.edu.br.

E assista ao video abaixo:

Marcadores: ifmt_1