Projeto de extensão do IFMT Várzea Grande arrecada roupas, brinquedos e alimentos

Publicado por: Campus Várzea Grande / 27 de Setembro de 2023 às 18:20

Estudantes/bolsistas do projeto de Pesquisa-Extensão "Educação Popular Antifascista em Várzea Grande-MT: arte de rua, skate e escola popular" estão realizando a ação 'Dia das Crianças do Bairro Carrapicho', que é uma campanha de arrecadação de roupas, brinquedos, doces, alimentos, materiais escolares e apoio, até o dia 11 de outubro de 2023. As doações podem ser deixadas na sala da Coordenação de Pesquisa do IFMT Várzea Grande.

Segundo o coordenador do Projeto, Ronaldo Eustaquio Feitoza Senra, "esse projeto, em parceiria com o movimento social de luta antifascista, denominado OCUPA-VG, juntamente com a Associação de Skateborde de Várzea Grande – ASK8VG e com a Escola Popular do Carrapicho, desenvolvem diversas atividades de pesquisa-extensão, com o intuito de aproximar o IFMT Várzea Grande junto à comunidade do município".

"O apoio dos projetos de pesquisa e extensão vão desde a organização dos movimentos sociais em suas distintas frentes de ação, seja pela educação, pelo esporte nos campeonatos de skate, seja pelas ações de cultura e arte de rua", explicou Ronaldo. O objetivo geral do projeto é justamente aproximar o IFMT Várzea Grande do Movimento OCUPA-VG e seus grupos/movimentos sociais, tais como a ASK8VG, o Projeto de Educação Popular do Bairro Carrapicho, e o VG-Reina nas práticas de arte de rua-grafite, propondo e apoiando ações conjuntas, assim como efetivar um dos princípios da instituição [IFMT], que é "oportunizar maior democratização do saber, fortalecendo a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão para atender as demandas sociais" (do projeto).

"Umas destas ações de extensão é o apoio ao 'Dia das Crianças do Bairro Carrapicho', promovendo uma campanha de arrecadação de roupas, brinquedos e também de alimentos, pois a população atendida pelos movimentos sociais daquele bairro se encontro em situação de vulnerabilidade e quase não tem acesso às políticas públicas" explicou Ronaldo.

O projeto de pesquisa-extensão envolve em torno de 08 bolsistas do ensino médio (Sabrina Martins Lima - 6º LOG, Lucca de Oliveira Passos - 5º EDF, Yndaia Araujo Nascimento - 4º LOG e Bianca Apolônio da Paz - 4º LOG) e do ensino superior, que desenvolvem atividades de apoio pedagógico junto às crianças do bairro que participam da Escola Popular do Carrapicho. Esta escola popular é coordenada pela Profª Ma. Patrícia Acs e tem como objetivo a alfabetização das mulheres do bairro.

Segundo a bolsista Sabrina Martins Lima, do 6º semestre de Logística, "no bairro Carrapicho, localizado em Várzea Grande, tem essa escola popular, onde são oferecidas aulas para crianças, jovens, adultos e idosos, abertas para qualquer pessoa que tenha interesse em alfabetização; as aulas são ministradas pela professora Patrícia Dayane e estudantes do IFMT-VGD ajudam na organização e preparação das atividades pedagógicas para as crianças: já preparamos diversas atividades, poir o projeto funciona desde o ano passado; normalmente a gente prepara as atividades, organiza e planeja as aulas, e mostramos para a Patrícia nossas ideias e ela aprova se passa ou não na aula para as crianças", finalizou Sabrina.

Vídeo: Yndaia Araújo e Bianca Apolônio - 4º LOG
Por Cristiane Fronza, Jornalista IFMT-VGD

PROJETO: Educação Popular Antifascista em Várzea Grande-MT: arte de rua, skate e escola popular

Resumo: O presente projeto de pesquisa-extensão se apresenta como um projeto permanente e no formato de projeto guarda-chuva ampliando, não apenas para um área temática específica, mas sobretudo, abrangendo três grandes sub-áreas do conhecimento: educação, cultura e, esportes. O projeto permanente de pesquisa-extensão é fundamental para que seja possível a atuação do IFMT Campus Várzea Grande e do Grupo de Estudos em Educação Ambiental e Educação Campesina – GEAC/PPGEN/IFMT, vinculando as ações-pesquisas a alguns subprojetos nestas três sub-áreas e/ou no fortalecimento dos projetos dos próprios movimentos sociais que se interconectam entre si e atuam no município de Várzea
Grande-MT.

Resultados Esperados e Disseminação dos Resultados

O principal resultado esperado é estreitar os laços de atuação do Campus Várzea Grande – IFMT com a sociedade como um todo e mais especificamente com o município e os bairros, no qual é o lócus de vida pulsante de seus habitantes que estão na luta do dia-a-dia. Da mesma forma, esperamos que o apoio ao evento fortaleça a associação e ao Projeto de Educação do Bairro Carrapicho fazendo com que a função social do IFMT se efetive.