Projeto Salvando Vidas realiza palestras sobre a conscientização da doação de sangue

Publicado por: Campus Várzea Grande / 25 de Maio de 2023 às 16:22

Estudantes do 6° semestre do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Várzea Grande, em parceria com o Hemocentro-MT, convida toda a comunidade acadêmica para as rodas de conversa com profissionais da saúde no dia 31 de maio de 2023, a serem realizadas em dois horários: 10h00 e 14h00, no auditório do campus.

A palestra de manhã (10h-11h) será destinada aos(às) estudantes do período matutino e a palestra da tarde (14h-15h) aos(às) estudantes do período vespertino, além deserrem abertas à qualquer pessoa da comunidade interna ou externa. E, na semana subsequente, teremos o Hemocentro no campus (06 e 07/06), realizando a coleta de bolsas de sangue da comunidade acadêmica e comunidade externa, bem como de todos(as) servidores(as) que se disponibilizarem para tal.

Nas palestras/rodas de conversa serão abordadas questões relacionadas ao projeto intitulado "Salvando Vidas", cujo o objetivo é fortalecer a conscientização dos estudantes sobre a importância da doação de sangue e, consequentemente, aumentar o número de doadores, "fazendo com que as pessoas impactadas pelo projeto tornem-se doadores regulares de sangue", explicou o professor orientador do projeto, Rafael Santana.

Link para incrição do evento: https://www.even3.com.br/voce-e-o-tipo-certo-de-alguem-doe-sangue-doe-vida

PROJETO SALVANDO VIDAS

O projeto de ensino e extensão "Salvando Vidas" será um trabalho desenvolvido pelos alunos do 6º Semestre de Gestão Pública, por meio da disciplina de Gestão de Projetos Públicos. "Com a realização do projeto, os alunos poderão vivenciar na prática todos os ensinamentos teóricos desenvolvidos em sala de aula", explicou o professor Rafael Santana.

"O projeto surgiu da necessidade do conhecimento passar as fronteiras da sala de aula, na matéria de gestão de projetos públicos, com o intuito dos alunos aplicarem e entenderem, na prática, como funciona todo o processo de gerenciamento e aplicação de um projeto público", explicou Rafael. Ele surgiu da ideia de fazer um projeto que, ao mesmo tempo, atendesse o ensino e a extensão, "então ele também vai reverberar para a comunidade externa do IFMT, pegando todos os bairros circunvizinhos do campus".

Segundo o professor, "o projeto consiste em conscientizar a população da importância da doação de sangue para o bem de todos, pois sabemos que cada bolsa de sangue pode ajudar até 4 pessoas, e a gente sempre vê campanhas do Hemocentro solicitando às pessoas que vão realizar doações". Rafael explicou, ainda, que "o projeto terá três eventos distintos: a primeira parte é a palestra para debater a importância da doação de sangue, bem como a importância do hemocentro como banco de sangue público para a população como um todo; a segunda parte do projeto é a realização da doação de sangue pela comunidade acadêmica e externa; e, para finalizar, no dia 16 de junho teremos o encerramento do projeto, com a participação do Instituto e do hemocentro".

Claudiane Sene, também estudante da turma, explica que "o projeto, em parceria com o hemocentro, foi uma iniciativa do professor Rafael ,que trouxe e nós abraçamos a ideia, gostamos muito e vai ser um projeto muito importante, não só esse ano, mas futuramente, enquanto ele perpetuar no campus; o intuito dele no IFMT Várzea Grande é, principalmente, trabalhar com os jovens: então, é importante essa consciência para os jovens que já estão numa certa idade para poder realizar a doação de sangue, mostrar qual é a importância da doação, fazer eles entenderem que é necessário contribuir para ajudar o próximo e para que eles possam entender que é algo que não é somente hoje... então é sempre estar, regularmente, realizando a doação de sangue".

"Já com a comunidade externa a gente espera que as pessoas participem de forma mais ativa. Muitas pessoas falam que não tem tempo, que não conhecem, não sabem como faz, o que precisa... então, a gente estando com o ônibus do Hemocentro ali naquela região, as pessoas vão se sentir curiosas, vão querer ir lá, vão querer saber como faz, e é nisso que a gente está trabalhando, trazer esse processo, essa cultura das pessoas poderem fazer mais vezes, fazer regularmente", afirmou Claudiane.

Segundo ela "é importante trazer essa regularidade para as pessoas entenderem que é necessário fazer, que alguém está precisando". "Então, é trazer o Hemocentro até as pessoas que talvez não podem ou não conhecem como funciona a doação de sangue e a gente vai demonstrar essa importância, vai passar para a pessoa que é importante fazer essa doação; esse é nosso intuito: de as pessoas terem essa visibilidade e passarem a ter mais curiosidade também de como é, como ajudar, como fazer sempre".

O estudante Pedro Patocino afirmou que o projeto "agrega à nossa formação acadêmica no sentido que nos faz refletir qual o real sentido ou papel de um gestor público, que é o de pensar no coletivo, é pensar no todo, e sempre trabalhar com impessoalidade pelo bem comum, pelo bem estar e social de todos, sempre trabalhando em prol da comunidade". "É um projeto que abraça a comunidade entorno do campus e de suma importância e valor, porque é um projeto que de fato salva vidas, por isso o nome do projeto 'Salvando Vidas': é totalmente voltado à ajudar a aumentar o estoque de bolsa de sangue no hemocentro e assim salvar vidas e ajudar também a conscientizar os adolescentes, que já são aptos a doar, e os demais professores e funcionários do campus e a comunidade externa".

"Além de contribuir muito para a minha formação acadêmica e dos meus colegas, enquanto futuros gestores públicos, no papel do gestor perante a sociedade e também é um projeto muito humano e de muito valor humano, que é voltado, de fato, para salvar vidas humanas", finalizou Patocino.