Projeto EcoLog lança Coleta Seletiva no campus Várzea Grande

Publicado por: Campus Várzea Grande / 7 de Abril de 2017 às 15:30

No dia 28 de março de 2017, servidores, contratados e estagiários do IFMT Várzea Grande participaram do Treinamento de Implantação da Coleta Seletiva, realizado pela Professora Saiani Zarista, Coordenadora do Projeto EcoLog, e pelos estudantes Gabriela de Morais, Jamile da Silva e Pedro Henrique.

O treinamento visa orientar e sensibilizar servidores, estudantes e familiares para a implantação do IF Sustentável, começando pela ação do tratamento dos resíduos sólidos através da coleta seletiva, do EcoLog, projeto que nasceu junto com o campus Várzea Grande.

Segundo a Diretora Geral do campus, Sandra Maria de Lima, a missão que começamos agora "é a questão de preservar a vida no nosso planeta, é uma questão de sobrevivência; e o mais difícil de tudo é o convencimento das pessoas de que isso de fato muda a nossa vida".

Sandra pediu aos servidores presentes que direcionassem um olhar especial para esse projeto, que acreditassem nele e que ajudassem aos 30 alunos pioneiros a implantar a coleta seletiva no campus. "Essa mudança de atitude só é possível quando parte de uma iniciativa, quando a liderança do campus esteja convencida, que acreditem no projeto", finalizou.

Inicialmente o projeto da coleta seletiva será gerido pelos estudantes do 5º semestre de Logística do campus, que serão responsáveis pela implantação deste projeto de coleta seletiva em todos os campi do IFMT.

Segundo Saiani, não podemos ficar esperando as ações apenas do poder público, é preciso que haja essa mudança de hábitos a partir de nós. O campus Várzea Grande torna-se, a partir de agora, um EcoPonto, para coletar os resíduos sólidos não só do campus, mas também das casas dos servidores, estudantes, familiares e população em geral.

"Então, ao mesmo tempo em que estamos diminuindo o impacto ambiental desses resíduos na natureza, na outra ponta, estamos auxiliando as famílias dos catadores", explicou Saiani.

O projeto EcoLog tem como objetivo elaborar um projeto de gestão dos resíduos sólidos de “pedaços” urbanos, visando atender a comunidade várzea-grandense como um todo, mas principalmente a carente, além de outros municípios futuramente, ações e medidas para a destinação do lixo e aquisição de fonte de renda com o mesmo.

A palestra/treinamento também será ministrada para os discentes dos três turnos, no dia 17 de abril, às 07h50, 13h50 e 20h.