Projeto Solidário realizado por estudantes de Gestão Pública ensina a olhar para o outro

Publicado por: Campus Várzea Grande / 14 de Dezembro de 2022 às 17:50

Estudantes do segundo semestre do Curso Superior Tecnológico em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT Campus Várzea Grande realizaram, durante o ano de 2022, dois projetos práticos com a professora Hellen Bucair. (VEJA O PRIMEIRO AQUI)

O segundo projeto, 'Ser gestor é olhar para o outro' nasceu este semestre, segundo a professora. "Ao longo do tempo que estou em sala de aula, percebo que a maior dificuldade do gestor público é entender que ele precisa olhar para as outras pessoas e que precisa cuidar de alguém, ele não está ali para fazer algo por ele, mas sim pela sociedade e a sociedade tem demandas e ele precisa estar atento à essas demandas para que seja capaz de devolver boas políticas públicas". Hellen declarou que "faz tempo que tem me incomodado essa questão do individualismo. Fico pensando, ‘vão finalizar esse curso daqui a pouquinho e não entenderam ainda qual é o espírito da coisa'".

Esse projeto foi pensado justamente para: "primeiro, que a estratégia seja montada e, segundo, para que as pessoas voltem o olhar para quem precisa de ajuda, que é a realidade de uma boa parte da sociedade". Nestre projeto, os(as) estudantes precisavam se organizar, ‘quem vou ajudar?’, ‘como vou ajudar?’, ‘quais são as ações que vou realizar no sentido de arrecadação?’ e, "depois que tivessem mapeado essas pessoas carentes, iriam fazer as ações que desejassem, no sentido de arrecadação".

Segundo Hellen, "eles fizeram uma rifa e cada aluno ficou com um bloquinho para vender, até mesmo alguns professores ajudaram". "No início da organização, alguns se desentenderam, mas tentei mostrar a eles que tudo isso fazia realmente parte da gestão, porque quando você vai pra uma prática, um gestor vai vivenciar essas experiências na prática, e tem que lidar com todo tipo de pessoa. Não é todo mundo que tem o mesmo ânimo, não é todo mundo que tem a mesma ideia, o mesmo temperamento, a mesma qualificação, então, é justamente lidar com uma miscelânea de pessoas e fazer daquilo uma equipe, e eu vi isso ser construído ao longo do semestre em relação a eles… É uma turma muito unida, que teve contratempos no decorrer do trabalho, mas conseguiu concluir lindamente o projeto”, explicou.

Para o aluno Wesckley Maroto, "o projeto teve como objetivo auxiliar a nós, enquanto alunos, a ter olhares de desenvolvimento da cidadania e respeito ao próximo". "Pudemos colocar em prática os princípios do planejamento, organização, execução e nosso desenvolvimento enquanto cidadãos", afirmou. Já Sullivan de Oliveira Carneiro, disse que em relação ao projeto, “vimos que o olhar pro próximo é essencial quando o assunto é política pública; o projeto tinha como enfoque levantar informações, recursos e aplicação destes para beneficiar vinte e cinco famílias cadastradas, como é no funcionalismo público: aplicar os recursos públicos para benefícios sociais”.

Fábio Tavares afirmou que "o projeto me fez enxergar que olhar o próximo com empatia para perceber a dor, a necessidade do outro, não significa necessariamente senti-la, porque sentimento é particular; mas podemos reconhecer a humanidade no outro através do amor, nos obrigando a sairmos de nossa zona de conforto e, por meio da ação em conjunto com os demais colegas, não necessariamente mudarmos a situação, mas amenizar naquele momento".

A discente Leonina P. Da Silva Maroto, no projeto de Demandas, escolheu tentar intervir na sinalização de pontos de ônibus na região do Chapéu do Sol. "Primeiro contato foi por telefone, uma moça simpática atendeu e anotou sua solicitação gerando protocolo, mandou e-mails, não obtendo resposta necessária procurou pessoalmente órgãos responsáveis… chegando, se identificou como aluna de gestão pública do IFMT-VGD foi atendida pelo Sr. Sidomar que, muito educado, deu os procedimentos de seu pedido”. A resposta, que chegou recentemente, foi que até janeiro sua demanda será concluída.

Em relação ao segundo projeto prático proposto pela professora, Íris Rezende diz que "o projeto ‘Ser gestor é Olhar para outro’ nos fez vivenciar processos já estudados em sala, desde encontrar o problema, como estudar maneiras de chegar uma solução". "Foi proposto uma ação social e nela tínhamos que encontrar maneiras de atender famílias carentes nesse Natal: buscamos a melhor maneira, fizemos rifa com meta de arrecadação de R$3.000, e alcançamos R$3.089, que revertemos em 25 cestas básicas, e com isso ajudamos 25 famílias nesse Natal".

A discente explicou que essa ação fez com que os alunos voltassem o olhar para próximo e suas necessidades. Assim sendo, a "experiência foi  gratificante, ver como um número pequeno de alunos pode fazer tanta diferença, se assim como aluna já fui capaz, e ver no olhos de cada um a transformação desse pequeno momento e saber que estamos no caminho certo, que daqui dessa sala sairão grandes Gestores Públicos, não só fazendo a diferença, mas do jeito certo!". Para Íris, a "experiência de ambos os projetos foi essencial para nossa jornada até a formação para Gestores Públicos; nos fez ver de perto tanto os problemas, como também as soluções. Logo, então, não há problema tão grande que um bom gestor público com experiência não possa resolvê-lo!", finalizou.

Para Hellen, "ver o nosso Instituto abrindo as suas portas para ajudar materialmente os mais necessitados foi gratificante e recompensador". "É a hora em que os esforços todos valem realmente a pena. Deus me concedeu a graça de  poder vivenciar tudo isso com os nossos alunos. Só posso ser grata pelo apoio que me dão enquanto campus e coordenação porque realmente me sinto amparada a trabalhar com ações neste sentido. Quero poder contar sempre com a nossa gestão para futuros projetos como este", finalizou a professora.