início do conteúdo

Reitoria do IFMT recebe a visita do diretor do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos

Publicado por: Reitoria / 3 de Novembro de 2021 às 16:06

O diretor do Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da Juventude, Gerson Vicente De Paula Junior, visitou na última sexta-feira (29/11), a Reitoria do IFMT, para dialogar com as Pró-reitorias de Extensão (Proex) e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propes) sobre a importância da captação de recursos financeiros em outros ministérios, viabilizando novas infraestruturas para os campi e atendimento a comunidade externa. O referido departamento é ligado a Secretaria Nacional da Juventude do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

O pró-Reitor de Extensão, Marcus Vinicius Taques Arruda, disse que a visita do diretor ocorreu porque foi feita uma captação de recursos do Ministério da Mulher. “O IFMT tem buscado cada vez mais captar recursos externos, inclusive de outros ministérios, como é o caso do recurso que captamos do Ministério da Mulher” afirmou.

Marcus acrescenta que esse recurso captado vai servir para implantar um laboratório 4.0, equipado com vários equipamentos que servem para fazer prototipagem com impressoras 3D. Ele destacou que será um laboratório de alta tecnologia voltado para o empreendedorismo e para a inovação. 

A gerente da Ativa Incubadora de Empresas, Léa Paula Vanessa Xavier Correa de Morais,  ressaltou a importância que tem tido, tanto a Ativa Incubadora de Empresas quanto o Departamento de Inovação do IFMT.

“O fato desses dois setores dialogarem juntos na busca de recursos e na implantação deste tipo de laboratório, faz o empreendedorismo e a inovação estarem associados” pontuou.

Além disso, Léa Morais destacou que o laboratório, ao mesmo tempo, auxilia na inovação e na criação para fazer os protótipos, não estando desvinculado do empreendedorismo. Léa explica que na implantação do laboratório também serão ofertados Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) para a comunidade externa, sobre empreendedorismo e a inovação.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação, professora Angela Santana de Oliveira, afirmou que investimentos em laborátórios de alta tecnologia, a exemplo deste que será implantado, representam um dos caminhos para o fortalecimento de pesquisas aplicadas e inovadoras. Um outro ganho de valor inestimável, segundo Angela Oliveira, está nas oportunidades que serão dadas a pessoas que jamais poderiam ter acesso à um laborátorio como este e com orientações de excelente qualidade promovidos por esta parceria entre as Instituições.

A chefe do Departamento de Inovação, Fernanda Marques Caldeira, explicou que o recurso de R$ 300 mil vai auxiliar na instalação do Laboratório Maker em Cáceres, que atenderá jovens de 15 a 29 anos para capacitação e formação de cursos FIC.

“O laboratório será voltado para várias áreas relacionadas à indústria 4.0 de tecnologia. Para o Campus Cáceres será importante ter esse laboratório. É o quarto laboratório que estamos montando nessa linha Maker dentro do IFMT, já temos um em Rondonópolis, Cuiabá e em Campo Novo do Parecis. Agora em 2022 iremos inaugurar em Cáceres. Essa ação é importante para a Reitoria e para o Campus” finalizou Fernanda Caldeira.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Várzea Grande

Avenida Tiradentes (Lot Jd Manaíra), nº 1300 - Petrópolis - CEP 78144-424

Telefones: Dep. Ensino: 65 3691-8000/09/13/16/19/43 Secretaria: 65 3691-8014 Gabinete: 65 3691-8002

Várzea Grande/MT