SAIU NA MÍDIA: Site de Lucas de Rio Verde publica notícia sobre projeto de pesquisa de estudantes do curso de Especialização em Desenvolvimento Urbano

Publicado por: Campus Várzea Grande / 5 de Agosto de 2021 às 17:22

No dia 03 de agosto de 2021 a Prefeitura de Lucas do Rio Verde publicou em seu site uma notícia sobre um estudo realizado pelos urbanistas, Danilo Messias e Isabela Vinhal e o analista Welder Maciel, estudantes de Especialização de Desenvolvimento Urbano do IFMT Várzea Grande. Os resultados da pesquisa fazem parte do Trabalho de Conclusão de Curso deles no PPGDURB, orientado pelo professor Me. Diogo Barbosa Leite. Para ler a matéria completa, acesse: Planejamento e Cidade percorre e analisa ciclovias de Lucas do Rio Verde.

Segundo Diogo Leite, "Lucas do Rio Verde, cidade emergente do médio norte mato-grossense, vem buscando alternativas mais sustentáveis para mobilidade urbana e, dentre as opções, destaque para mobilidade ativa a partir de cicloestruturas". "A cidade possui uma extensão total da rede cicloviária em quase 50 quilômetros, evidenciando um forte potencial quando comparada a outras cidades de maior porte e é a partir desse cenário que surgiu o tema deste trabalho de conclusão de curso", explicou.

"O objetivo do estudo é realizar o diagnóstico da qualidade das cicloestruturas do município (ciclovias e ciclofaixas), a partir da aplicação do Índice de Avaliação da Qualidade de Infraestruturas Cicloviárias (QualICiclo), que leva em consideração quatro categorias de avaliação: sinalização, segurança, ambiente e cicloestrutura. Alguns problemas já foram levantados, sendo estes, propostas para futuras intervenções urbanas a partir dos gestores municipais. O incentivo para a mobilidade ativa passa não somente pela expansão da estrutura cicloviária, como também pela manutenção permanente de uma qualidade da infraestrutura utilizada pelos ciclistas e é sob esse ponto que os estudantes dedicam o seu trabalho de conclusão", relatou Diogo.

Para um dos autores do projeto, Danilo Messias, "além dos benefícios gerados no trânsito, as bicicletas são um meio de transporte acessível e ecologicamente correto". "Nossa pesquisa nos levou a vivenciar a cidade e exigiu certa dinâmica no percurso cicloviário, demonstrando que Lucas ganha muitos pontos no fomento de uma mobilidade urbana sustentável”, afirmou.

Segundo Isabela Vinhal, também parte do grupo, "foi essencial interagir com o meio e identificar as reais necessidades na infraestrutura urbana, para assim demostrar a importância da temática dos transportes que traz um novo panorama para o uso de modais alternativos, inclusive no que diz respeito às agendas ambientais, e como alternativa no atual cenário de pandemia”.

Ressaltamos que estão abertas as inscrições para a turma 2022 do curso, e 05 de agosto a 15 de setembro de 2021, por meio do sistema eletrônico Q-Seleção. Saiba mais aqui: Lançado Edital para turma 2022 do Curso de Especialização em Desenvolvimento Urbano do IFMT-VGD.

Lembramos também que hoje, dia 05 de agosto, iniciam as defesas da primeira turma do Programa. Para saber mais: Defesas de TCCs da primeira turma de Especialização em Desenvolvimento Urbano do IFMT-VGD iniciam amanhã. Mais detalhes e o cronograma serão divulgados em breve no site e em nossas redes sociais no dia 03 de setembro. Para receber o(s) link(s) da(s) defesa(s) à(s) qual/quais queria assistir, é necessário preencher ESTE FORMULÁRIO.