Saúde e sexualidade foram temas de palestra e roda de conversa com servidores e estudantes do campus Várzea Grande

Publicado por: Campus Várzea Grande / 22 de Junho de 2016 às 16:49

Na última sexta-feira, dia 17 de junho, o Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Várzea Grande contou com a realização de dois eventos voltados à saúde e sexualidade. O primeiro foi uma palestra sobre "Saúde da Mulher" voltada às/aos servidoras(es) do campus, organizada pela Comissão de Qualidade de Vida e proferida pela fisioterapeuta Myrian de Arruda Sá.

Durante a tarde o setor de Psicologia organizou a palestra "Sexualidade no século XXI", também com Myrian de Arruda Sá (fisioterapeuta do cridac-Centro de Reabilitação Dom Aquino Correa de Cuiabá), juntamente com a psicóloga Fernanda Lima Zanata.

No evento sobre Saúde da Mulher foi falado sobre higienização íntima e prevenção de doenças e as servidoras também tiraram dúvidas sobre ciclo menstrual. Segundo Fernanda, "a importância de falar sobre essa temática é poder melhorar a qualidade de vida das servidoras e auxiliar na prevenção de doenças". "Essa ação, promovida pela comissão da qualidade de vida, visa promover ações que busquem a mudança de comportamentos de risco à saúde e a adoção de hábitos saudáveis entre os servidores", explicou.

Já no segundo evento, sobre Sexualidade, foi abordado temas como DST, prevenção de doenças, a importância do uso de camisinha, ciclo menstrual, implicações sobre gravidez na adolescência, métodos contraceptivos, além de tirar dúvidas dos adolescentes quanto aos assuntos sobre sexo e sexualidade. Fernanda explicou que este evento "foi uma roda de conversa, com perguntas dos estudantes, e teve grande participação de todos".

Segundo Fernanda, esta é a segunda edição do projeto "A Sexualidade na adolescência", que propõe criar um espaços para acolher dúvidas e questionamentos dos alunos em relação à temática. Em sua 1ª edição foi uma palestra realizada em novembro de 2015 e contou com a participação da enfermeira Delanes Orbolato, enfermeira do Hospital Santa Rosa. O projeto acontece todo semestre no campus e a cada encontro é convidado um(a) profissional da área da saúde para contribuir com o projeto, juntamente com a psicóloga.

"Com este projeto esperamos oportunizar o desenvolvimento de autoconhecimento e autocuidado, proporcionar informações sobre saúde, estimulando o desenvolvimento mais consciente e saudável do ponto de vista da sexualidade e, assim, contribuindo com a educação e o desenvolvimento do ser humano", finalizou Fernanda.