VII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMT Várzea Grande teve cerca de 300 participantes vivenciando o evento

Publicado por: Campus Várzea Grande / 30 de Novembro de 2022 às 15:02

"O estudo e o conhecimento liberta da ignorância e favorece a criatura com o discernimento, facilitando a evolução do ser" - escritora e educadora Joanna di Angelis

"Dessa frase depreendemos que o conhecimento é bênção que deve ser multiplicada para o bem de todos e, nesse sentido, cônscios do importante papel que o IFMT exerce pela educação de qualidade nesse país, iniciamos hoje mais uma edição da JENPEX que representa o momento e o espaço de compartilhamento com a comunidade externa e interna do IFMT dos projetos desenvolvidos dentro do tripé do Instituto – o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, possibilitando uma rica troca de experiências e intercâmbio de saberes, bem como auxiliando na nossa missão de Educar para a Vida e para o Trabalho", iniciou a Chefe do Departamento de Ensino, Mariane Brandão Campos.

Durante semana passada (de 21 a 23 de novembro) o IFMT Várzea Grande realizou sua sétima edição da Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão - JENPEX 2022, com o tema "Ações de extensão: uma ponte entre o ensino e a pesquisa do IFMT Várzea Grande e a nossa comunidade", a primeira realizada presencialmente desde a pandemia.

"A JENPEX 2022 do campus Várzea Grande tem o objetivo de celebrar o tripé indissociável de ensino, pesquisa e extensão, que contribui para o desenvolvimento local e regional que estamos inseridos, por meio de processos educativos, investigação de geração e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas às demandas sociais", afirmou o diretor geral do campus, João Bosco Lima Beraldo, durante a abertura do evento.

Segundo o professor Cristovam Albano, presente no evento representando o Reitor do IFMT, "podemos perceber na palavra do nosso Diretor Geral, o quanto o campus Várzea Grande tem feito de extensão e tem levado à comunidade do município de Várzea Grande oportunidades ímpares, reconhecidas também pelo poder público municipal, está aí a representante da Câmara dos Vereadores, professora Eucaris [Arruda], o próprio prefeito, que tem expressado muito carinho pela nossa instituição, graças à essas atividades de extensão, que oportunizam, inclusive, aos nossos estudantes, momentos ímpares na sua formação".

Na palestra de abertura, realizada na noite do dia 21, Sandro Luis Brandão Campos, Secretário Adjunto de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas do Governo de MT, contextualizou "sobre os desafios que teremos na jornada para uma sociedade digital e como as instituições de ensino, pela sua força integradora, podem se fortalecer e atender as demandas da população, que precisa estar habilitada com competências digitais, a fim de se integrarem nessa nova realidade".

Para ele, "a Sociedade da Informação requer uma cultura de participação e precisa de novas formas de aprender e o ensino, a pesquisa e a extensão são elementos indissociáveis, não somente em nossa constituição, mas também para a nova abordagem educacional e o conjunto de princípios esperados para favorecer a nova revolução proporcionada pelo mundo digital".

"A palestra de Enodes Soares encerrou brilhantemente a VII Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão do nosso campus", comenta a Coordenadora da Especialização em Desenvolvimento Urbano, Lívia Fioravanti. "Enodes é arquiteto e urbanista da Prefeitura Municipal de Várzea Grande e foi presidente da Comissão de Revisão do Plano Diretor de Várzea Grande. Sua fala enfatizou a importância e urgência de uma articulação do poder público municipal com a pesquisa e extensão das instituições de ensino. Nesse sentido, acredito que estamos caminhando cada vez mais para que desenvolvamos projetos imbricados às demandas da população e da própria cidade". "A participação dos estudantes de graduação de Tecnologia em Gestão Pública com diversas perguntas ao final da palestra evidencia o quanto este tema é instigante e pode culminar em Trabalhos de Conclusão de Curso a partir de temas e questões apontados pelo poder público municipal".

Além das palestras de abertura e encerramento, o evento teve:
• Fórum de Assistência Estudantil;
• 11 mini cursos e oficinas;
• Feira de Ciências;
• Apresentação de 39 trabalhos, os quais serão publicados nos anais do evento;
• Apresentações culturais (Coral, Boomwhackers, Pauta Vida, Grupo Vox, teatro, etc);
• Exposição dos projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pelo IFMT VGD; dentre outros.

Foram cerca de 300 (trezentas) pessoas que se inscreveram e participaram do evento, onde "foi possível perceber a alegria e a satisfação dos participantes com as oportunidades, vivências e conhecimento promovidos pelo evento", explicou o diretor João Bosco. Além disso, "os trabalhos da VIII JENPEX já começaram e ela terá caráter especial, pois comemorá 10 anos de existência do campus VGD", finalizou.

Leia mais: 7ª JENPEX do IFMT Várzea Grande tem início na próxima segunda-feira (21/11)

Veja fotos e vídeos no Instagram do campus: https://www.instagram.com/ifmt_vgd/