No dia 19 de fevereiro de 2016, o IFMT Várzea Grande participou do Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika - Dia "D", com a realização de três palestras para treinamento de pais e estudantes, tendo como foco dar orientações de técnica de visita domiciliar para combate ao mosquito Aedes aegypti.
No dia 18, o professor Jucelino Gimenez realizou, também, uma oficina de armadilha para o Aedes. O objetivo foi ensinar os alunos a prepararem sua própria armadilha para o mosquito, com garrafa pet, tela, fita crepe e reação de gato.
Na manhã do dia 26 de fevereiro, estudantes acompanhados de 18 agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses e por professores do campus, realizaram uma ação de instrução e prática no combate aos focos do Aedes, a "Patrulha contra o mosquito".
No dia 09 de abril de 2016, foi realizado o primeiro Concurso Fotográfico do IFMT Várzea Grande, com o tema "Uma imagem contra o Aedes". Durante a manhã de sábado, os estudantes visitaram casas da comunidade onde moram para vistoriar e orientar sobre o mosquito. A premiação foi realizada no dia 29 de abril. Na ocasião, a Diretora Sandra Maria de Lima, entregou os prêmios e falou sobre a importância das ações contra o Aedes para o campus e a comunidade. O primeiro lugar foi premiado com um tablet e os segundo e terceiro lugares com 2 ingressos para o Museu Egípcio Itinerante, que está em exposição até dia 10 de maio, no Várzea Grande Shopping. O resultado final foi:
1º LUGAR: Foto 4, de Nathan De Jesus Basualdo, 3° semestre de Desenho, com 706 curtidas
2º LUGAR: Foto 1, de Dayane Damazio de Carvalho, 3º semestre de Logística, com 537 curtidas
3º LUGAR: Foto 2, de Eliza Cristina Araujo Cardoso de Souza, 3º semestre de Logística, com 301 curtidas
Estudantes do campus Várzea Grande foram convidados, também, para participar de mais uma ação de combate e conscientização contra o mosquito Aedes aegypti, que foi realizada no dia 15 de abril de 2016, na Reitoria do Instituto, localizada no bairro Duque de Caxias, em Cuiabá. A ação foi feita com 26 estudantes do curso de Logística, divididos em grupos de 4 (quatro) estudantes, que foram orientados sobre como seria a ação.