Entre os dias 16 e 18 de julho de 2016, estudantes dos segundos semestres do Ensino Médio Integrado e do Proeja do IFMT Campus Várzea Grande participaram do Projeto de Ensino Expedições Seculares, que visitou Cáceres e seu centro histórico, Vila Bela da Santíssima Trindade e duas comunidades quilombolas.
A primeira parte da viagem foi a parada em Cáceres, na tarde do dia 16 de julho. Lá, os estudantes visitaram o IFMT Campus Professor Olegário Baldo, assistiram uma palestra sobre patrimônio histórico com os bolsistas PIBID da Unemat e visitaram o centro de Cáceres, para (re)conhecer as construções antigas/históricas da cidade.
A segunda parte da viagem, no dia 17/07, foi a visita à Vila Bela, com direito a uma aula de história com a professora do IFMT de Pontes e Lacerda e nossa guia, Manuela Arruda. Os estudantes puderam visitar o centro histórico de Vila Bela e as ruínas de uma catedral católica do período colonial. Logo após, seguiram para a visita de duas comunidades quilombolas, próximas à cidade: Retiro e Boqueirão.
O projeto Expedições Seculares tem como objetivo planejar e executar visitas técnicas e aulas de campo à locais que possibilitem trabalhar as questões étnico-raciais in loco e de forma interdisciplinar.
A edição de 2017 contemplará as 3 turmas do terceiro semestre dos cursos de Logística, Edificações e Desenho de Construção Civil e será realizada de 18 a 21 de abril, no município de Juína (noroeste do Estado). De lá as turmas seguirão para o distrito de Fontanillas, a 45 km de Juína, onde os estudantes visitarão a aldeia indígena Rikbaktsa, também conhecidos como canoeiros, pois a região é cortada pelo majestoso rio Juruena.
LEIA MAIS: Expedições Seculares visitou Cáceres, Vila Bela e comunidades quilombolas