7ª JENPEX do IFMT Várzea Grande tem início na próxima segunda-feira (21/11)

Publicado por: Campus Várzea Grande / 18 de Novembro de 2022 às 18:27

A sétima edição da Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMT Várzea Grande - JENPEX 2022, com o tema "Ações de extensão: uma ponte entre o ensino e a pesquisa do IFMT Várzea Grande e a nossa comunidade", terá início na próxima segunda-feira, dia 21 de novembro e seguirá até o dia 23. Segundo o organizador da VII JENPEX, Prof. Ronaldo E. Feitoza Senra, "toda a programação está interligada com a tríade de criação dos IFs e também com a temática deste ano e irão abordar sobre a importância desta tríade na relação com o poder público e também com a cultura digital".

A palestra de abertura será realizada pelo Secretário Adjunto de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas do Governo de MT, Sandro Luís Brandão Campos, com o tema Pesquisa, ensino e extensão como alternativa de fortalecimento de uma sociedade digital, no dia 21/11, às 19h00, e "abordará uma realidade da sociedade moderna que está e será cada vez mais estruturada nas conexões digitais e de como a academia e seu tripé indissociável de ensino, pesquisa e extensão pode contribuir para fortalecer as bases de uma sociedade digital para a inevitável evolução digital", segundo o palestrante.

As apresentações de trabalhos submetidos será em três formatos: resumo simples, resumo expandido e trabalho completo (veja cronograma, anexo). Este ano o evento também contará com oficinais e mini-cursos, feira de ciências, feira de produtos regionais e de economia solidária, encontro de egressos e muito mais! Toda a programação está prevista para ocorrer no período vespertino e noturno, oportunizando a participação de toda comunidade acadêmica do campus. (PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI)

Sobre a JENPEX

A Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão - JENPEX do IFMT Várzea Grande é um espaço que promove a divulgação da produção técnico-científica da comunidade acadêmica, como resultado de aprofundamento de estudos, pesquisas e, de trabalhos extensionistas, favorecendo a socialização do conhecimento e o incentivo à produção de novos saberes, respeitando-se os aspectos culturais e éticos. Este evento permite aos discentes, docentes e técnicos, assim como a comunidade em geral, participarem da produção e divulgação do conhecimento científico, estimulando a participação ativa da comunidade acadêmica em projetos interdisciplinares de pesquisa científica, de ensino ou extensão e desenvolvendo o pensamento crítico-reflexivo.

O campus Várzea Grande do IFMT, ao completar 09 anos de existência neste ano de 2022, e com base nestas inspirações, foi que a comissão organizadora escolheu como tema central justamente a articulação do ensino e da pesquisa pelas ações da extensão. Justamente, por acreditarmos que cada vez mais estamos articulados com a comunidade do município sede e dos municípios circunvizinhos e ampliando nossas ações na tríade (ensino, pesquisa e extensão).

Por isso, convidamos a comunidade a prestigiar a extensão, a pesquisa e o ensino nesta ponte com a comunidade na JENPEX 2022, além de conhecer a produção científica, tecnológica e cultural desenvolvida por alunos e servidores do IFMT Várzea Grande!

Acessem o sistema: https://eventos.ifmt.edu.br/eventos/289/VIIJENPEXVGDIFMT/.