Abertas inscrições para Seleção de Propostas de Projetos de Pesquisa e Bolsas de Iniciação Científica 2022

Publicado por: Campus Várzea Grande / 3 de Março de 2022 às 11:18

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT Campus Várzea Grande TORNA PÚBLICA a abertura de processo de seleção de propostas de: Projetos de Pesquisa; Bolsas de Iniciação Científica e; taxas de bancada, de acordo com os termos previstos neste Edital e nas leis vigentes.

As modalidades de apoio previstas neste Edital compreendem:
a. Bolsas de Iniciação Científica - IC para estudantes do Ensino Médio Integrado; R$ 200,00, para a dedicação de 10 horas semanais;
b. Bolsas de Iniciação Científica - IC para estudantes de Curso Superior; R$ 400,00, para dedicação de 10 horas semanais.

Os projetos deverão ser submetidos em qualquer área de conhecimento, sendo as temáticas relacionadas com a Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão - JENPEX do IFMT Várzea Grande, evento científico oficial, previsto para ocorrer entre os dias 22 a 24 de novembro/2022; os projetos de pesquisa poderão estar relacionados:

a. Projetos de Extensão e pesquisa: Para esta categoria serão aceitos projetos (concluídos ou em andamento) que complementam e ampliam a experiência extensionista por meio da pesquisa e divulgação científica, ligadas a atividades e projetos acadêmicos que promovam intervenção social junto ao público externo;
b. Projetos de Ensino e pesquisa: Para esta categoria serão aceitos trabalhos de pesquisa e de produção científica desenvolvidos no contexto da sala de aula e fora dela (aulas de campo, visitas técnicas, etc.), por estudantes e professores que expressam o olhar científico sobre as diversas áreas do conhecimento;
c. Projetos de Pesquisa: Para esta categoria serão aceitos trabalhos de pesquisa científica (teórica ou empírica), que versem sobre as temáticas de qualquer área do conhecimento (formação, gestão pública, ensino técnico-tecnológico, desenvolvimento urbano, sustentabilidade, etc).

O(A) pesquisador(a) poderá submeter quantos projetos desejar, porém, será priorizado o atendimento de 01 (um) projeto por pesquisador para este Edital. Em caso de não preenchimento das vagas, serão beneficiados os projetos classificados de acordo com a pontuação. O pesquisador só poderá submeter projetos que esteja diretamente relacionados com a sua área de atuação no IFMT. Os projetos poderão ter indicação de até 03 (três) pesquisadores “colaboradores”. Esta indicação deve ocorrer no ato da submissão, sendo que um dos colaboradores poderá ser de instituição externa.

Um(a) pesquisador(a) poderá submeter projeto como coordenador e participar como colaborador de outro projeto. Mais de um estudante poderá compor o quadro de colaboradores discentes do projeto, porém, apenas um será indicado como bolsista. Os projetos deverão ser submetidos via SUAP no módulo da pesquisa e na aba: submeter projetos de pesquisa (recomenda-se escrever o projeto no editor de texto e depois ir preenchendo os quadros/itens da submissão).

Sendo um projeto de iniciação científica o projeto deverá ser simplificado com os seguintes itens: resumo, introdução, justificativa, fundamentação teórica, objetivos, metas, metodologia, acompanhamento projeto, disseminação dos resultados, referências bibliográficas; conforme itens do SUAP. Entretanto, no SUAP nos quadros/itens não há número mínimo e máximo de caracteres, o que facilita a submissão de um projeto simplificado (exemplo: um projeto de 03 até 08 páginas) contendo os itens do sistema.