Abertas inscrições para Tutoria do Projeto Integrador 2020

Publicado por: Campus Várzea Grande / 20 de Abril de 2020 às 18:15

O Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande torna público o EDITAL DE SELEÇÃO PARA TUTORES, para o Projeto Integrador de 2020. As inscrições podem ser realizadas online por meio de formulário eletrônico a ser acessado pelo link https://forms.gle/qnPkAYQrh1vtkBZ56, no período de 20 de abril até o dia 22 de abril às 23h59, horário de Mato Grosso.

O projeto Integrador 2020 tem por finalidade definir estratégias que promovam a re(socialização) entre os estudantes e a comunidade acadêmica do IFMT-VGD durante o isolamento social imposto pela Pandemia COVID-19, de modo a garantir a continuidade do seu desenvolvimento pessoal e coletivo, contribuindo assim com o processo ensino-aprendizagem.

O edital é referente ao Processo Seletivo de Tutores: A tutoria do projeto integrador acontecerá por meio de um estudante pertencente à turma que executa o projeto, o qual terá a função de mediar a comunicação entre professores e estudantes.

São requisitos básicos para o discente se inscrever a função de Tutor no processo seletivo do Projeto Integrador do IFMT Várzea Grande:

• Estar regularmente matriculado(a) em curso do Ensino Médio Integrado ao Nível Técnico ou no Curso Superior em Tecnologia em Gestão Pública no IFMT – Campus Várzea Grande;
  • Ter obtido no mínimo a média 6 no coeficiente geral do curso em que desenvolve;
  • Ter acesso acesso à serviço de telefonia móvel e internet de forma a dar suporte as atividades de comunicação e transmissões online;
  • Não estar em situação de reprovação;
  • Não estar em situação de dependências de disciplinas no semestre anterior;
  • Não estar em situação de dependência de disciplinas no semestre corrente;
  • Ter disponibilidade de carga horária de 12 (doze) horas semanais para atender as atividades programadas;
  • Não possuir medida disciplinar de caráter grave e gravíssimo prevista no Regimento Disciplinar Discente, no semestre corrente e nem no anterior.

Na Tutoria remunerada o (a) estudante terá direito a uma bolsa no valor de R$ 200,00 (duzentos reais). A bolsa será paga pela fonte 0100 e terá vigência a partir do mês de maio de 2020 e ao todo serão 8 bolsas por Tutor durante o ano de 2020. A seleção dos tutores será realizada, por uma comissão constituída através de portaria, estabelecida pela direção geral do campus. A seleção será realizada no dia 24, 27 e 28 de abril de 2020 e o resultado definitivo do processo seletivo será divulgado pelo endereço eletrônico: vgd.ifmt.edu.br/, até o dia 29 de abril de 2020.

SELEÇÃO:

A seleção de tutores e o acompanhamento do trabalho de tutoria são de responsabilidade da comissão designada em portaria. Para a seleção dos tutores, serão analisados os seguintes instrumentos de avaliação, ficando suas particularidades a critério do avaliador:

• Avaliação do histórico escolar, de caráter eliminatório e classificatório; o candidato deverá ter no mínimo a média 6 no coeficiente geral do curso;
  • Avaliação dos índices de frequência nas aulas; de caráter eliminatório e classificatório.

Serão classificados para as Entrevistas os 3 (três) candidatos com maior pontuação nos requisitos histórico escolar e frequência.

• Entrevista e Avaliação das condições do tutor, de caráter classificatório, eliminatório; o estudante deve possuir meios de comunicação telefônica e eletrônicas viáveis para conseguir desenvolver o trabalho de mediação e encontros que ocorrerão de modo somente online, além de compromisso, responsabilidade, bom uso das redes sociais.

As entrevistas serão realizadas pela equipe gestora responsável pela orientação da tutoria do Projeto Integrador, e se dará de forma remota através de ligação telefônica ou outros meios eletrônicos, como aplicativo Whatsapp. Os pesos dos instrumentos de avaliação estão descritos no Anexo III deste Edital. O(A) estudante deverá se candidatar apenas para a turma em que está matriculado.