Administradora do Campus Várzea Grande ministrou oficina aos Beneficiários da Assistência Estudantil sobre Cidadania Financeira

Publicado por: Campus Várzea Grande / 17 de Março de 2017 às 15:29

Nos dias 06 e 13 de março de 2017, a Administradora e servidora do IFMT Várzea Grande, Fernanda Caldeira, ministrou a oficina Cidadania Financeira para cerca de 80 estudantes beneficiários da Assistência Estudantil.

Segundo Carminha Visquetti, Assistente Social do campus, a intenção é que a oficina seja ofertada de forma permanente, no início de cada semestre, à todos(as) os(as) beneficiários(as) da assistência estudantil. "Esperamos que esses estudantes sejam agentes multiplicadores em cidadania financeira, visando contribuir não só para uma prática mais consciente no uso do dinheiro como também ao estímulo de sua participação no planejamento do orçamento doméstico de suas famílias.", explicou Carminha.

Os objetivos da oficina são conscientizar os joves sobre seu papel na economia e a forma que lidam com o dinheiro; despertar nos jovens o interesse pelo orçamento doméstico; e, por fim, fornecer informações suficientes para que os adolescentes possam auxiliar suas famílias com o orçamento doméstico.

Para Fernanda Caldeira, "a educação financeira pode trazer diversos benefícios, entre os quais, possibilitar o equilíbrio das finanças pessoais, preparar para o enfrentamento de imprevistos financeiros e para a aposentadoria, qualificar para o bom uso do sistema financeiro, reduzir a possibilidade de o indivíduo cair em fraudes, preparar o caminho para a realização de sonhos, enfim, tornar a vida melhor".

"O termo Cidadania Financeira, pouco conhecido ainda pelo brasileiro, nada mais é que a relação de Direitos e Deveres que todo cidadão tem em relação à nossa vida financeira, a compreensão de como funciona o mercado, o consumo e qual o papel de cada pessoa nesse complexo sistema", finalizou Fernanda.