Advogados ministraram palestras para discentes do Curso Superior de Gestão Pública

Publicado por: Campus Várzea Grande / 29 de Abril de 2019 às 19:57

Na última terça-feira, dia 23/04/2019, foram ministradas duas palestras para os discentes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do IFMT Campus Várzea Grande. As palestras, realizadas para as turmas dos 1º, 3º, 5º e 6º semestres do curso, faziam parte da disciplina de Sociologia, política e ética.

O primeiro palestrante, Mário Medeiros Neto (advogado e conselheiro estadual da OAB/MT) falou sobre a Teoria Geral do Estado, fazendo uma contextualização teórica e filosófica do Estado e da Sociedade. Segundo a coordenadora do curso, Giovana Rosangela Ferreira Mendes, os(as) discentes puderam compreender Teoria do Estado de forma reflexiva e consciente.

A segunda palestra foi ministrada pelo advogado Pedro Henrique Ferreira Marques, atualmente palestrante de curso de iniciação à advocacia OAM/MT. Ele tratou do tema Improbidade Administrativa, trazendo orientações básicas referentes à lei e pontos atuais acerca do assunto por uma nova ótica.

Segundo o discente Vitor Messias de Matos Monteiro, do terceiro semestre, ações assim trazem um grande ganho de conhecimento. Vitor disse se sentir feliz com a troca de experiência e parabenizou o campus e os palestrantes: "isso trata-se até da valorização dos profissionais que atuam no ramo, no mercado, dentro do nosso estado e trazendo e compartilhando essas informações junto aos acadêmicos, então, é um ganho de conhecimento".

Vitor explicou que a 1° Palestra, que tratou da Teoria Geral do Estado (TGE), esclareu que essa é uma disciplina que estuda os fenômenos do Estado, "desde sua origem, formação, estrutura, organização, funcionamento e suas finalidades, compreendendo-se no seu âmbito tudo que considera existindo no Estado ou sobre ele influindo". "Essa teoria sistematiza conhecimentos jurídicos, filosóficos, sociológicos, políticos, históricos, geográficos, antropológicos, econômicos e psicológicos e corresponde à parte geral do Direito Constitucional, sendo a base do ramo do Direito Público", explicou o discente.

Já a segunda palestra falou, principalmente, sobre a LIA (Lei de Improbidade Administrativa), que "é o ato ilegal ou contrário aos princípios básicos da Administração Pública no Brasil, cometido por agente público, durante o exercício de função pública ou decorrente desta", finalizou Vitor.

A discente Jucilene Santos também parabenizou a equipe do IFMT por proporcionar as palestras, com "ótimos palestrantes para seus alunos de GESTÃO PÚBLICA".