Unidade planeja abertura de bacharelado em Arquitetura e novo eixo tecnológico de Informação e Comunicação
No dia 06 de outubro de 2023, sexta-feira passada, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande comemorou seu 10º aniversário com a presença de autoridades, falas de estudantes e assinatura de Ordens de Serviço de 'Finalização da construção do bloco de sala de aula' e do 'Asfaltamento da rua lateral da sede do campus'.
Estiveram presentes na ocasião, os ex-diretores do campus o prof. Me. Henrique do Carmos Barros e a Prof. Dra. Sandra Maria de Lima, o atual diretor-geral do campus, prof. Me. João Bosco Lima Beraldo, a vereadora prof.ª Eucaris Arruda Barros, representando a Câmara de Municipal de Várzea Grande, o senador, Jayme Veríssimo de Campos, Valdemir Ramos representando o deputado federal, Emanuel Pinheiro Neto, o prefeito de Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda e o reitor do IFMT, prof. Dr. Julio César dos Santos.
Desde a sua criação, o Campus Várzea Grande já formou mais de 3.400 alunos em diversos níveis de ensino e atualmente tem anualmente 1.100 alunos matriculados em cursos presenciais e à distância, sendo um deles o Alcides José de Moraes Neto, do 6º semestre de Edificações.
"Gostaria de falar dos professores. Sem eles, não teríamos o campus que temos hoje. Eles são de extrema competência e capacitação e graças a eles nós, alunos, nos sentimos mais estimulados e instigados a sermos pessoas melhores, e, como aqui é uma instituição de ensino profissionalizante também, profissionais melhores nas áreas que vamos exercer," agradeceu.
"Como aluno do IFMT, sou muito grato ao Instituto, porque eu já passei por diversas instituições, estaduais, municipais e até particulares e não achei estrutura tão boa quanto a que a gente tem aqui: ensino de extrema qualidade. Dentro do Instituto são oferecidas várias oportunidades além do ensino para os aluno se desenvolver pessoalmente, o caráter, como indivíduo", completou.
A egressa do campus, Tânia de Souza Oliveira, contou, emocionada sua história de vida desde o início do curso técnico em Logística, concluído em 2018, à conquista do cargo de docente de Matemática na instituição.
"Estou lecionando tem pouco mais de um mês. Porém, antes, fui aluna aqui também. O campus contribuiu muito na minha formação, não só acadêmica, como pessoal; o diferencial do IFMT está no tripé ensino/pesquisa/extensão, e em muitos projetos (Coral, Workif, e muitos outros). Com eles a gente consegue obter um conhecimento científico e tecnológico muito enriquecedor na nossa formação. Foi o gosto por todos esses projetos e pelo diferencial educacional que tem aqui que me fez querer continuar nesse ambiente escolar. Foi por isso que optei pela licenciatura e pude retornar como professora".
"Acredito que a maior experiência que tive aqui no campus foi o intercâmbio em Salamanca, na Espanha, através de um curso de língua estrangeira que teve aqui, de língua espanhola, em parceria com a Universidade, e tive a oportunidade de ir lá. Isso me trouxe um enriquecimento não só acadêmico, como pessoal também. E agora o IF está me proporcionando crescimentos na parte profissional", finalizou Tânia.
Para o diretor-geral, João Bosco Lima Beraldo, os 10 primeiros anos do IFMT-VGD são de uma história marcada pela superação, pois a limitação de infraestrutura e número de servidores nunca foi empecilho para a realização de um trabalho muito bem feito.
"Fomos o primeiro campus a começar o ensino remoto durante a pandemia e participamos de vários projetos, contribuindo na produção de álcool 70%, materiais de limpreza, máscaras, entre outras ações," lembrou.
"Somos, historicamente, um campus de excelência em eficiência acadêmica e execução orçamentária; temos, agora, a perspectiva real de concluirmos a obra da sede, que proporcionará, praticamente, o aumento do dobro da infraestrutura que temos atualmente e com mais qualidade", explicou.
Serão 23 ambientes de ensino, sendo 13 salas de aula, 6 laboratórios de informática, 3 laboratórios aplicados e uma sala de prancheta.
"Isso possibilitará novas perspectivas para atender a comunidade de Várzea Grande e, considerando a proximidade física e o estreitamento das relações do IFMT-VGD com a UFMT e o Parque Tecnológico, já iniciamos o planejamento para abertura do curso de bacharelado em Arquitetura e um novo eixo tecnológico, o de Informação e Comunicação, que formará cidadãos mais preparados para a vida e as atuais demandas do mercado de trabalho, contribuindo com o progresso econômico, social e sustentável da nossa região".
O senador Jayme Campos considerou "uma honra compartilhar o aniversário dessa instituição de ensino. Estou emocionado de ver essa juventude, esse coral, esse é o Brasil que queremos, de oportunidade, de justiça social sendo construído através da educação".
O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat de Arruda, também parabenizou o Instituto pelos seus 10 anos, "pelo exelente trabalho que faz para os nossos jovens, para o futuro da nossa cidade e para o futuro das nossas gerações".
O reitor do IFMT, Julio César dos Santos, direcionou sua fala, de modo especial aos servidores e gestores do campus, "que tem entregas fantásticas. É a prova de que uma instituição de ensino se faz com pessoas, muito mais do que com estrutura física. Grandes lideranças transformaram o IFMT Várzea Grande no campus com os melhores índices e resultados, sendo destaque, inclusive a nível nacional, o que nos traz muito orgulho".
Também participaram da solenidade, o pró-reitor de Extensão, Frankis Márcio Batista, a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Leila Alves, o diretor do campus Octayde/Cuiabá, Alceu Cardoso, a assessora da deputada Janaína Riva, Valméria Fleury, o secretário de Obras do município, Luís Celso, e toda a comunidade ifetiana.
História do IFMT-VGD
O Campus Várzea Grande foi criado através da Portaria Federal nº 993, de 07 de outubro de 2013, com publicação no Diário Oficial da União em 08 de outubro de 2013, fazendo parte da terceira fase do plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A demanda originária partiu da Prefeitura Municipal de Várzea Grande em 2011, com vistas a promover uma discussão acerca da demanda local por cursos superiores e técnicos. Em 2012, o Governo Federal inseriu o Município de Várzea Grande no programa de expansão da Rede Federal. O campus só iniciou suas atividades a partir de setembro de 2014 com a oferta de 60 vagas distribuídas em 02 turmas do Curso de Formação Inicial e Continuada em Inglês Básico nos períodos matutino e vespertino.
No início de 2015, o campus passou a ofertar os seguintes cursos técnicos de nível médio: Desenho de Construção Civil – nas modalidades Integrado e Subsequente ao Ensino Médio; Logística Integrado ao Ensino Médio e Serviços de Condomínio por meio do Proeja – Integração da Educação Básica com Educação Profissional na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Em 2016, ampliou-se a oferta do Ensino Médio Integrado com o curso de Edificações Integrado ao Ensino Médio, como também o ensino superior com o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, que foi avaliado com a nota máxima pelo MEC. A partir de 2020, enquanto curso regular do campus, foram ofertadas 60 vagas para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Nível de Especialização em Desenvolvimento Urbano por meio da Educação a Distância – EaD.
O professor Me. Henrique do Carmo Barros foi o primeiro diretor, entre os anos de 2013 e 2015, sucedido pela professora Dra. Sandra Maria de Lima, entre 2015 e 2021. Em abril de 2021, tomou posse o então diretor geral, professor Me. João Bosco Lima Beraldo. Apesar das limitações de infraestrutura e de pessoal, o Campus se orgulha em ser o melhor em eficiência acadêmica do IFMT e estar entre os 40 melhores das 653 unidades da Rede Federal no país, além de referência na execução orçamentária da LOA, o que demonstra a competência e o comprometimento de servidores e prestadores de serviços, e o engajamento de seus estudantes.
Texto e fotos: Cristiane Fronza - jornalista IFMT Várzea Grande
Edição: Orismeire Zanelato - jornalista IFMT Reitoria