Assessora de Gestão da Prefeitura palestrou sobre Pregão e Licitação para estudantes de Gestão Pública

Publicado por: Campus Várzea Grande / 17 de Maio de 2019 às 20:07

Nas últimas duas semanas (dias 06 e 13 de maio de 2019), estudantes do Curso Superior Tecnológico de Gestão Pública do IFMT Várzea Grande receberam a advogada Silvia Mara Gonçalves, atual Assessora de Gestão da Prefeitura Municipal de Várzea Grande/MT, para falar sobre Pregão e Licitação.

A professora Hellen Caroline Ordones Nery Bucair contou que o contato partiu de estudante do primeiro semestre do curso, Neuder e que a presença dela foi muito importante para a disciplina que ministra, Licitações e Contratos. Segundo Hellen, "Ela levou uma visão prática e uma visão do dia-a-dia da licitação, que nós não conseguiríamos ter somente por meio da teoria ministrada em sala".

"Eu já tinha trabalhado com eles as modalidades de licitação da Lei 8.666/1993, que são 5, tínhamos trabalhado as suas características e já tínhamos trabalho também o pregão, as características do pregão, então eu pedi a ela que levasse uma visão prática e aprofundada do pregão, considerando os procedimentos licitatórios que ela realiza então ela nos explanou absolutamente tudo!", exclamou Hellen.

Na primeira segunda-feira, dia 06 de maio, Sílvia iniciou falando das características do que está na lei, mas que na prática não se realiza, pois existem procedimentos que estão em desuso. Segundo Hellen, ela falou sobre as fiscalizações, sobre o tribunal de contas, sobre suspensão de licitações, dentre outros. "Semana passada ela iniciou e houve um interesse dos alunos pela continuidade do assunto e ela prontamente se disponibilizou e disse que conhecimento é a única coisa que você compartilha e recebe sempre mais", elogiou.

Esta semana finalizaram o assunto, explicando a fase externa do pregão, sobre pregão presencial, eletrônico e suas diferenças, sobre termo de referência que, segundo Hellen, "tem que ser muito bem feito para que a própria licitação possa ser bem sucedida, possa contratar realmente valores que vão ser proveitosos pra administração".

Segundo a palestrante, "tudo na gestão pública é planejamento e todas as aquisições são precedidas de processos licitatórios, portanto, imprescindível que os processos sejam realizados dentro da legalidade e da forma mais transparente possível". Sílvia contou que no momento está finalizando um processo de 38 volumes com 200 páginas cada e que hoje tem 55 processos em andamento. "É um trabalho ingrato, pouco valorizado, mal remunerado e nunca lembrado, mas se não nos esforçamos, não tem medicamentos nas unidades de saúde ou merenda nas escolas", finalizou.

Sílvia Mara é Assessora de Gestão da Prefeitura Municipal de Várzea Grande/MT desde 2017, mas tem uma vasta experiência com licitações, pois já foi Secretária de Administração de Cáceres, Superintendente de Aquisições Governamentais do Estado de Mato Grosso e Assessora Jurídica no Núcleo de Aquisições da Governadoria - Casa Civil, dentre outros.