Assistente social do IFMT-VGD tem livro sobre sua tese publicado

Publicado por: Campus Várzea Grande / 25 de Julho de 2024 às 10:00

A servidora do IFMT Campus Várzea Grande, a assistente social Carminha Visquetti, teve sua tese de
Doutorado publicada em e-book

Segundo Dra. Nilce Vieira Campos Ferreira, professora do programa de Doutorado em Educação da UFMT e orientadorada servidora, a obra “Professoras e Normalistas Rurais: Magistério nas Escolas Técnicas Federais Brasileiras (1954-1963)”, resultado de uma pesquisa historiográfica realizada no Curso de Doutoramento configurou-se a partir de análises de fontes documentais.

"A autora dialoga com a formação de professoras rurais no Brasil e aborda como essa formação foi oferecida nas escolas técnicas federais brasileiras. Ao mesmo tempo, interroga se o magistério rural representou uma profissão ou submissão das mulheres aos ditames da sociedade da época", explicou Nilce.

Para a orientadora, "ao analisar a formação de normalistas rurais, [a autora] discorre sobre as cinco escolas técnicas federais que ofereceram esse curso, bem como discorre sobre as inúmeras orientações de ordem prática que instituíram condutas, princípios e padrões de ser e de atuar como professora rural em Economia Doméstica. Uma relevante obra para compreender os rumos da educação brasileira".

Para Carminha Visquetti, "o estudo como a trajetória da formação de professoras rurais é um exemplo de como a história das mulheres é uma história silenciada e relegada a um segundo plano nos relatos da história tradicional".

"Registrar e historicizar as narrativas do passado servem como ferramenta valiosa para compreensão do presente, já que ao examinarmos eventos de épocas anteriores, podemos encontrar paralelos e explicações para o que vivemos atualmente", finalizou Carminha.

O lançamento oficial da obra ocorrerá no Encontro de Jovens Pesquisadores na América Latina e Sul Global, que está previsto para final de outubro de 2024, na Universid de Quilmes, na Argentina. O livro online está disponível de forma gratuita na página da editora ARA: https://editoraara.com.br/index.php/publicacao-professoras-e-normalistas-rurais/.