Aula de campo à Poconé e Transpantaneira trabalha a perspectiva socioambiental com estudantes do Ensino Médio

Publicado por: Campus Várzea Grande / 28 de Abril de 2023 às 17:37

No dia 25 de abril, estudantes do primeiro semestre do curso Técnico Integrado ao Nível Médio em Edificações do IFMT Várzea Grande, pela disciplina de Gestão Ambiental, do Professor Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra, realizou uma visita técnica ao Sesc Porto Cercado, onde os(as) estudantes participaram de orientações, conhecendo as instalações do SESC (formigueiro, borboletário, museu e mapas interativos sobre o Pantanal) e à Transpantaneira, em Poconé, com observações ao ambiente natural.

Segundo o professor Ronaldo Senra, "pensar as questões relacionadas ao meio ambiente é pensar nas questões socioambientais... não tem como pensar só na questão do ambiente como paisagem natural, isolada da dimensão cultural, por isso, na educação ambiental crítica, a gente trabalha uma perspectiva socioambiental".

"Há mais de 10 anos no IFMT eu faço aulas de campo no município de Poconé, porque é um município privilegiado, rico na biodiversidade da flora e da fauna pantaneira e do cerrado; você consegue dialogar sobre as relações entre cultura e natureza, seja pelas manifestações culturais da cidade, seja pelo Siriri, pelo Cururu, seja pelos mestres da cultura que têm, Cadeira de Urubamba, os fazedores de viola de cocho, as próprias letras do Siriri e Cururu remetem às dimensões ambientais", explicou Ronaldo.

Para ele, "é nesse sentido que, tanto nas disciplinas de gestão ambiental, quanto nas disciplinas de educação ambiental, nós tentamos trabalhar a percepção ambiental de cada indivíduo, de cada sujeito, como é que eles percebem esse ambiente, nessa imersão, fazendo uma trilha interpretativa sobre a aula de campo em si; quais foram os elementos que mais chamaram a atenção deles, o que mais marcou, quem são as pessoas que nunca tiveram contato com esse bioma, quem são as pessoas que já conhecem esse bioma, mas que retornam com um olhar diferenciado".

"Tentamos abordar os conceitos de unidade de conservação, a importância das unidades de conservação, como é o Sesc Pantanal, o conceito da dinâmica das águas, Pantanal é uma das maiores áreas húmidas do mundo, e essa interação, como é que a gente cuida desse bioma, como é que é essa relação do ser humano com a natureza de forma integral e interligada", finalizou o professor.

Veja a GALERIA DE FOTOS no site Visita Técnica: Poconé e Transpantaneira com o 1º EDF

Fotos e vídeo: Lucas Rocha (estagiário setor de comunicação do IFMT-VGD), texto Cristiane Fronza (jornalista)