Campus Várzea Grande convida para voluntariado e doações para o Projeto Bem Cuidar

Publicado por: Campus Várzea Grande / 26 de Março de 2019 às 10:31

O Projeto Bem Cuidar do IFMT Várzea Grande é uma oportunidade à comunidade do campus e região de participar de um projeto social como voluntário(a). O projeto tem como público alvo as crianças (de 2 até 12 anos de idade) de estudantes dos cursos noturnos do IFMT-VGD.

Os objetivos do projeto são, principalmente, combater a evasão escolar de estudantes dos cursos noturnos do campus, que não têm com quem deixar suas crianças durante as aulas e, além disso, incentivar o trabalho voluntário, promovendo uma cultura de solidariedade, convivência e integração da comunidade várzea-grandense no IFMT.

Apesar de ser uma ação que não necessita de nenhum grau de escolaridade ou limite de idade, é requerida ao voluntário que tenha responsabilidade nesse encargo tão importante. Além de voluntários(as), o projeto precisa da doação de livros, brinquedos e jogos (etc.) para compor a sala em que essas crianças ficarão.

Para participar, basta preencher a lista de voluntários(as) disponível na Secretaria Escolar do campus, constando nome e telefone. Interessados(as) também podem entrar em contato através do e-mail carminha.visquetti@vgd.ifmt.edu.br.

Sobre o Bem Cuidar

Atualmente o IFMT Campus Várzea Grande conta com mais de cento e vinte estudantes do ensino superior, com um destaque para o perfil de estudantes em que predomina o gênero feminino. Os dados chamam a atenção pela maioria dos estudantes serem do público feminino, uma vez que o curso superior de Gestão Pública é pertencente ao eixo tecnológico de Gestão e Negócios, que, via de regra, historicamente, pelos registros escolares de estudantes matriculados de outras instituições sempre houve a predominância do público masculino.

Assim, a presença feminina nesse curso, é uma particularidade e chama a atenção da gestão escolar no sentido de pensar políticas públicas, estratégias e suporte escolar para o acolhimento dessas mulheres e suas crianças que tem muitas dificuldades e/ou não tem onde deixá-los para ir à escola.

Nesse sentido, para a acolhida dessas mães estudantes e de suas crianças, foi proposta a criação de um espaço lúdico para que os(as) voluntários(as) possam desenvolver seus trabalhos junto as crianças que acompanham suas mães e pais à escola. Será um espaço que disponibiliza às crianças uma grande variedade de brinquedos, especialmente os lúdicos, em que elas podem brincar livremente, sem a cobrança do formalismo da escola, oportunizando a criança relacionar de uma forma mais agradável e prazerosa o convívio em sociedade.

Em relação a periodicidade do interessado participar como voluntário, a proposta é que seja ofertado de forma flexível, a depender da disponibilidade do (da) voluntário (a), na qual terá a prerrogativa de dedicar ao projeto todos os dias da semana ou até apenas um dia na semana. O importante é oportunizar ao interessado que ele possa contribuir solidariamente junto à sua comunidade, é um pequeno gesto que faz toda a diferença para essas mães e pais estudantes.

----------------------------

SERVIÇO
O que: doação de livros infantis, gibis, jogos, fantoches, tatames, etc. / voluntariado para cuidar de crianças de 02 a 12 anos durante período acadêmico noturno
Quando: o ano todo / durante calendário letivo
Por que? Para evitar a evasão escolar dos cursos noturnos
Onde: IFMT Várzea Grande; telefone: 3691-8000/8043/8009/8019; e-mail: carminha.visquetti@vgd.ifmt.edu.br
Veja material de divulgação, em anexo.