Campus Várzea Grande encerrou Oficinas de Orientação Profissional

Publicado por: Campus Várzea Grande / 11 de Maio de 2017 às 18:09

O serviço de Psicologia do IFMT Campus Várzea Grande realizou o encerramento do Trabalho Oficina de Orientação Profissional no Ensino Médio: Escolhas e Caminhos Profissionais. Foram realizados 7 encontros semanais, com duração de 2 horas cada, entre 14 de março e 09 de maio com a turma 1, e de 16 de março a 11 de maio com a turma 2, totalizando 30 horas cada turma.

O projeto teve a contribuição da psicóloga convidada Bianca Garcia, que atua no CRIDAC - Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa, e também em consultório de psicologia. Segundo Bianca, "o trabalho de Orientação Profissional é bastante pertinente para os adolescentes, uma vez que auxilia e esclarece nas questões ligadas às profissões. A grande maioria necessita fazer a escolha e o trabalho em orientação profissional pode viabilizar novos conhecimentos, tanto das áreas quanto no trabalho de desenvolvimento do autoconhecimento", explicou.

"A convite da psicóloga Fernanda Lima Zanata, do Instituto Federal de Mato Grosso campus Várzea Grande, participei e a auxilei na condução desse trabalho. Fiquei bastante satisfeita com o que realizamos, especialmente porque houve empenho e comprometimento dos alunos. A instituição vem realizando um ótimo trabalho, o que possibilita aos alunos destaques no mercado profissional", finalizou Bianca.

O Trabalho tem como objetivo principal propor a criação de um espaço, com o intuito de promover um ambiente facilitador para o desenvolvimento, onde o adolescente possa desenvolver o autoconhecimento no sentido de conseguir adequar seus recursos a realização de investimentos possíveis no mundo do trabalho e escolha profissional, além da possibilidade de contribuir com a Educação Profissional e a transição da escola para o mundo do trabalho.

Conforme a psicóloga do campus Fernanda Lima Zanata, "a orientação profissional coopera com o processo educativo, pois leva o indivíduo a refletir sobre si mesmo e sua trajetória pessoal e profissional, se conhecendo e se percebendo como um cidadão no mundo, capaz de transformá-lo".

Oficinas proporcionaram autoconhecimento aos estudantes

Segundo Andreina Almeida, estudante do 5º semestre de Logística, "com o decorrer das oficinas, fui percebendo que o Direito é a área que melhor se encaixa para minha carreira profissional, pois acredito que terei mais chances de passar no concurso para policial e seguir nesta carreira. Gostei muito, só tenho a agradecer pela oportunidade".

Gabriel Lima, do 5º semestre de Logística, afirmou ter gostado muito de participar da oficina por ajudá-lo a entender como se conhecer. "Além disso, foi de grande relevância as orientações dadas pelas psicólogas sobre como elaborar um currículo e sobe como se portar em uma entrevista de emprego", explicou.

Já Nicole Marque Franz (5º semestre de DCC), disse que "no início estava receosa em como iria decorrer a orientação, mas o modo como foi conduzido fez com que todos participassem e se comprometessem. Além disso a ajuda é clara, fazendo com que possamos nos conhecer melhor e ajudar na escolha profissional".

Para Lauryane Lima (5º semestre de DCC), a Oficina de Orientação Profissional fez muita diferença no seu modo de pensar em relação às profissões: "Me ajudou dando suporte para que eu entendesse e tirasse todas as minhas dúvidas em relação as mesmas. Oficinas como esta, são importantes principalmente para quem está entre várias opções. Eu, particularmente me encontrava desse jeito e participando da oficina, além de adquirir um aprendizado enorme, me ajudou a discernir melhor sobre a minha escolha", finalizou.