Campus Várzea Grande lança edital para processo seletivo de estudantes para participar do Programa de Iniciação Desportiva para 2020/1

Publicado por: Reitoria / 29 de Janeiro de 2020 às 12:29

A Direção Geral do Campus Várzea Grande lançou o edital nº 02/2020/IFMT/VGD para abertura da seleção de estudantes para participarem do Processo Seletivo do Programa de Iniciação Desportiva para 2020/1.

O processo seletivo será em etapa única para os estudantes regularmente matriculados no IFMT – Campus Várzea Grande, nas modalidades do Ensino Médio Integrado e Tecnológico.

O programa é direcionado como meio de socialização e promoção da saúde, além do treinamento e a participação em torneios e campeonatos das equipes representativas do IFMT, visa contribuir para o desenvolvimento de potencialidades esportivas dos estudantes, bem como, a manutenção da equipe esportiva do IFMT – Campus Várzea Grande.

Os candidatos deverão preencher e enviar a ficha de inscrição on line disponível no site do Campus Várzea Grande: vgd.ifmt.edu.br, no período de 05 a 14 de fevereiro de 2020, até às 00h00.

Os estudantes poderão se inscrever em até duas modalidades, todavia receberá uma (01) bolsa esporte. Para o programa serão oferecidas 70 bolsas no valor de R$ 100,00 cada uma, com vigência de quatro meses: março, abril, maio e junho de 2020/1.

As 70 bolsas serão disponibilizadas nas seguintes equipes desportivas: basquete, futsal, tênis de mesa, vôlei de quadra, xadrez, atletismo, judô, handebol e natação.

O bolsista deverá utilizar o valor do benefício, exclusivamente, para os seguintes fins: alimentação, medicação (sob receita médica), material esportivo, transporte, taxas de inscrição em campeonatos e outras despesas relativas ao desempenho esportivo.

A seletiva dos estudantes para o ingresso no Programa de Iniciação Desportiva do IFMT – Campus Várzea Grande será realizada mediante avaliação técnica, sendo aprovado (a) o (a) candidato (a) que obtiver a maior nota obtida pela análise.

As avaliações técnicas englobam os fundamentos técnico, tático, físico e atitudinal do aluno/atleta em pleno desenvolvimento da ação da modalidade esportiva escolhida. Nas provas da avaliação, os estudantes deverão estar com roupas apropriadas para a prática de atividade esportiva: short, camiseta, tênis e meia.

O estudante deverá ter frequência mensal mínima de 75% e rendimento escolar nas disciplinas do curso regular e também na modalidade esportiva escolhida, com registro de comparecimento às atividades realizadas na sua modalidade esportiva.

No dia 18 de fevereiro será divulgada uma listagem das inscrições e dos locais e horários das seletivas. Nos dias 19 a 28 de fevereiro será realizada a avaliação técnica. O resultado parcial está previsto para ser divulgado no dia 03 de março de 2020.O resultado final, após os recursos no dia 06 de março de 2020. A reunião ordinária com os atletas aprovados no dia 09 de março e o início dos treinamentos no dia 09 de março de 2020.