Campus Várzea Grande tem melhor eficiência acadêmica do IFMT segundo Plataforma Nilo Peçanha

Publicado por: Campus Várzea Grande / 14 de Agosto de 2020 às 15:37

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Várzea Grande conquistou, pelo segundo ano consecutivo, a melhor colocação em eficiência acadêmica do IFMT e uma das melhores do Brasil, segundo dados da Plataforma Nilo Peçanha 2020 (ano base 2019), publicados em 17 de junho, DISPONÍVEL AQUI. Além disso, na análise dos números, houve uma melhora de 1,3% da eficiência acadêmica, de 76,7% em 2018, para 78% em 2019. A publicação, realizada desde 2017, que pela primeira vez foi desenvolvida com a aplicação internalizada na infraestrutura do Ministério da Educação, reúne as informações acadêmicas e de gestão alcançadas pela Rede Federal durante 2019.

Segundo Sandra Maria de Lima, Diretora Geral do IFMT Várzea Grande, "É com muita alegria que, mais uma vez, eu trago o belíssimo resultado dos processos de ensino/aprendizado, os processos de pesquisa, de extensão, dos processos que têm por objetivo valorizar os sentimentos, e aí eu incluo as questões relacionadas à arte, à cultura, tudo isso, a harmonização de tudo isso, mais o clima organizacional maravilhoso que nós temos no nosso IFMT e a cada um e cada uma que trabalha nesse campus, quer seja técnico-administrativo, professor, estagiários, terceirizados, sem exceção, todos nós somos merecedores do coroamento do nosso trabalho".

Para a Pedagoga Sônia Maria Almeida, "Os dados positivos do Campus Várzea Grande apresentados pela Plataforma Nilo Peçanha retratam o trabalho cotidiano da gestão no acompanhamento e monitoramento dos nossos resultados, o que contribui para o aprimoramento do trabalho de todos – docentes e técnicos administrativos". "Alcançar a eficiência acadêmica na gestão desses dados só é possível graças ao trabalho integrado entre docentes, equipe pedagógica e multidisciplinar, Coordenadores de Curso e Coordenação de Registro Escolar em manter sempre atualizado os dados das matrículas e oferta dos cursos", afirmou Sônia.

Renan Polizei, Chefe do Departamento de Administração, falou sobre a "grande satisfação em saber que nossos esforços estão sendo recompensados, através da demonstração do resultado de eficiência acadêmica, uma vez que o Departamento trabalha em prol dos alunos da Instituição, em conjunto com o Departamento de Ensino e a Direção Geral". "Todo planejamento e execução orçamentária, de funcionamento e de assistência estudantil, é totalmente pensado na busca da melhor qualidade acadêmica e de vida dos nossos estudantes. Portanto, temos que comemorar esse resultado, mas, acima de tudo, evoluir cada vez mais o nosso trabalho, para manutenção da qualidade acadêmica ofertada", explicou Renan.

Segundo o Chefe do Departamento de Ensino, João Bosco Beraldo, "foi com orgulho e satisfação que tomamos ciência desse indicador, que representa o resultado do trabalho de todos nós, sejamos servidores, estudantes, estagiários ou prestadores de serviço". "Isso é fruto do trabalho que buscamos desenvolver desde o início do campus, integrando ensino, pesquisa e extensão e promovendo ações que para o desenvolvimento da pessoa enquanto ser humano, através das ações de arte e cultura, de esporte, de cidadania, entre outras. Parabéns à todos nós e que tenhamos saúde e sabedoria para continuar trabalhando na melhoria desse indicador e de outros", finalizou João Bosco.

"Parabéns e muito obrigada a cada um de vocês! E também queremos agradecer aos alunos, que recebem amorosamente todos os nossos esforços e faz refletir na sociedade a luz do saber, a democratização dos saberes e sentimentos de responsabilidade social. Parabéns IFMT Campus Várzea Grande!", parabenizou Sandra Maria de Lima.

A Plataforma Nilo Peçanha https://plataformanilopecanha.mec.gov.br/

Iniciada em 2017 pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), a Plataforma Nilo Peçanha (PNP) destina-se à coleta, tratamento e publicização de dados oficiais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal). Disponibiliza dados do ano, sendo alimentada com informações do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape) e do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) do Governo Federal e do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) da Setec/MEC. Os dados são públicos e acessíveis à sociedade. (fonte: https://portal.mec.gov.br/plataforma-nilo-pecanha)