Com um ano de atraso, devido à pandemia, estudantes do IFMT Várzea Grande recebem medalhas da OMIF 2020

Publicado por: Campus Várzea Grande / 5 de Outubro de 2021 às 18:40

Essa medalha é a prova de como a educação é transformadora, além dessa conquista, minha vontade em seguir pelo magistério foi intensificada - Vyctória

Os estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande conquistaram várias medalhas na Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) 2020: Augusto César Santos com 01 (uma) medalha de prata, Vyctória Regina de Sousa com 01 (uma) medalha de bronze e Joyce Cunha com 01 (uma) menção honrosa.

As medalhas obtidas pelos(as) estudantes no ano de 2020 foram entregues (após um ano) pelo professor de matemática, Prof. Alessandro Costa de Jesus, pela Vereadora Professora Eucaris Arruda e pela Secretária Municipal de Assitência Social de Várzea Grande, Ana Cristina Vieira, em cerimônia realizada no dia 28 de setembro de 2021 no IFMT Várzea Grande, após reunião das autoridades com a gestão do campus.

De acordo com o professor de matemática Alessandro Costa de Jesus, "a OMIF, assim como a OBMEP, tem o objetivo de estimular os estudantes a gostar da Matemática, ao mesmo tempo em que são desafiados a resolver problemas diversificados". E, "creio que seja ainda mais desafiador nesse formato remoto", explicou.

OMIF foi uma experiência extraordinária

Segundo Vyctória Regina de Sousa Freitas, estudante do Ensino Médio Integrado em Edificações, premiada com medalha de bronze, "participar da OMIF foi uma experiência extraordinária!" "Ela me proporcionou novas amizades, ampliou minha visão sobre possibilidade de bolsas para estudo e trabalho, assim como me auxiliou no autoconhecimento, socioemocional e no raciocínio lógico".

"Essa medalha não é uma conquista somente minha, é uma conquista do campus Várzea Grande, é uma conquista do projeto Polo Olímpico de Treinamento Intensivo em Matemática  (POTI) e de todos os excelentes profissionais que me guiaram e me apoiaram durante toda a minha trajetória na instituição. Essa medalha é a prova de como a educação é transformadora, além dessa conquista, minha vontade em seguir pelo magistério foi intensificada", concluiu Vyctória.

Joyce Cunha, aluna de Edificações que recebeu menção honrosa, explicou que "ao ingressar no IFMT-VGD, desde o início fui incentivada pelo Instituto e pelos professores a participar de várias coisas, tais como: concursos de bolsa, esportes e as olimpíadas". "Acredito que essa medalha traz um grande incentivo para todos os alunos e motivação para melhorar cada vez mais o desempenho nos estudos", explicou.

Augusto César Santos, estudante egresso de Desenho de Construção Civil premiado com a medalha de prata, destaca a importância das mulheres na competição: "Hoje, depois de todas as dificuldades impostas pela pandemia, tive a oportunidade de receber a medalha ao lado de Vyctória e Joyce, que também receberam medalha e menção honrosa, e foi muito bom tê-las no pódio de uma competição de Matemática, ciência ainda com pouco espaço para as mulheres, infelizmente".

Além disso, Augusto também agradeu (em postagem em mídia social): "Agradeço ao IFMT que me proporcionou a oportunidade de participar da olimpíada, aos meus pais Augusto Cesar e Elaine Marconcini que sempre me incentivaram nos estudos, aos meus amigos que sempre me deram apoio e à Rita por acreditar que vou conseguir obter sucesso, independente de qual seja a jornada".

OMIF 2021

A competição deste ano (2021) também foi realizada de forma totalmente online, devido à pandemia do Covid-19. A primeira fase foi no dia 19 de setembro e contou com uma prova objetiva com 21 (vinte e uma) questões com conteúdos de matemática do ensino básico. A partir do resultado dessa fase, que ainda não foi publicado, serão conferidas as premiações.

A segunda fase, que será realizada de 22 a 24 de outubro, contará com palestras, minicursos e oficinas, todas realizadas também de forma online, através dos veículos de comunicação da OMIF.

Texto e capa: Adriane de Souza (estagiária)/Fotos e revisão de Cristiane Fronza (ASCOM/IFMT-VGD)