Começa hoje o I Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica do IFMT Várzea Grande

Publicado por: Campus Várzea Grande / 22 de Julho de 2020 às 13:36

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT Campus Várzea Grande realiza, de 22 de julho a 02 de setembro de 2020, o I Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica, que pretende trazer a importância da pesquisa para a formação de jovens do ensino médio, graduação e pós-graduação através de debates, palestras e oficinas.

O Encontro, organizado pela Coordenação de Pesquisa do IFMT Várzea Grande e o Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Urbano, objetiva ser um momento de discussões, debates e rodas de conversas sobre a importância da pesquisa, o papel dos pesquisadores, a importância da Iniciação Científica para a pesquisa e para nossos estudantes, além de outras abordagens muito importantes.

A primeira palestra será realizada HOJE (22 de julho), às 19h00 (horário de Cuiabá), e tem como tema A Pesquisa e a Iniciação Científica e a A Importância da Iniciação Científica na Trajetória de Formação de um(a) Pesquisador(a), com Mariana Garcia Mendonça Lopes (Doutoranda em Engenharia Química, UNICAMP). A transmissão ao vivo do evento será via canal do YouTube do campus, que pode ser acessado aqui: bit.ly/canalifmtvgd.

Segundo a Coordenadora de Pesquisa do IFMT Várzea Grande, Fernanda Marques Caldeira, “Para os estudantes, o envolvimento com as atividades de pesquisa promove a proximidade com os ritos e técnicas científicas que os auxiliarão na vida acadêmica e, com isso, terão uma ampliação do conhecimento de áreas específicas, desenvolvimento de habilidades ainda desconhecidas, conhecimento de uma diversidade de olhares e compreensões diferentes sobre temáticas exploradas, ampliação da forma de aprendizado, além de desenvolver a curiosidade e a capacidade de criação”.

Lívia Maschio Fioravanti, Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Nível de Especialização em Desenvolvimento Urbano, explica que "O I Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica é um marco para a pesquisa do IFMT-VGD, que vem ganhando força com as atividades da nossa Especialização em Desenvolvimento Urbano e do Grupo de Pesquisa NEDUrb”. “É um evento que tem sua importância reiterada particularmente neste momento de pandemia, quando precisamos valorizar ainda mais e com urgência a pesquisa e a ciência”, afirma Lívia, que também é coordenadora do evento.

O evento será transmitido pela internet todas as quartas-feiras, às 19h00 (horário de Cuiabá-MT), começando HOJE, dia 22 de julho, até o dia 02 de setembro de 2020. O I Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica do IFMT Várzea Grande é aberto ao público e a programação completa e inscrições estão disponíveis na página do evento, NESTE LINK.

Leia mais: Começa amanhã o I Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica