Comunicado sobre o retorno gradual das atividades presenciais no IFMT-VGD

Publicado por: Campus Várzea Grande / 5 de Outubro de 2021 às 17:18

No dia 29 de setembro, a gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT Várzea Grande recebeu as normativas aprovadas no CONSUP do dia 23/09 e apreciados na Procuradoria do IFMT, referentes ao retorno gradual das atividades presenciais, para encaminhamento nos campi.

Segundo o Diretor Geral do campus, João Bosco Lima Beraldo, "vale ressaltar que o calendário acadêmico 2021/2 está aprovado para ser executado via Regime de Exercício Domiciliar - RED e que, a volta das atividades presenciais de forma plena, como antes da pandemia", depende de vários indicadores sanitários do estado, que serão levantados pela Comissão do IFMT Várzea Grande. "Ou seja, concluiremos o semestre em RED, mas com a possibilidade de algumas atividades serem executadas de forma presencial, seguindo os protocolos de biossegurança", explicou.

Ainda segundo o Diretor, "a Resolução nº 5/20213, em seu Art. 2º, prevê que a retomada gradual será definida e implementada por comissão formada por segmentos da comunidade acadêmica"

A comissão foi composta pelo Diretor Geral e a Chefe do DEN, João Bosco Lima Beraldo e Mariane B. Brandão Campos, pelo chefe do DAP, Renan Polizei, e pelas duas representantes da Comissão local de medidas preventivas no combate à COVID-19, Laura Apª. Coelho Dorileo e Kellyn Ferreira Antunes. Os representantes discentes são os eleitos nos Colegiados de Departamento de Ensino, Luís Paulo Nunes Torres (EMI) e Colegiado de Curso de TGP, Gabryel Henryque de Carvalho Bielisque. Para finalizar, fazem parte os representantes docentes, Fuad Jose Rachid Jaudy e Anderson de Oliveira Assunção, os representantes dos técnicos administrativos, Jelder Pompeo de Cerqueira e Adenilson Ribeiro Francisco, e o representante da NPPD, Ivan Tocantins.

"Essa comissão avaliará os indicadores previstos no Art. 2º da IN 06/2021: Taxa de contágio (R0); Taxa de transmissão comunitária; Redução do número de óbitos; Taxa de ocupação de leitos e execução do cronograma de vacinação do município/região. Tais indicadores estão amparados em orientações da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e dependendo de seus parâmetros, será possível avançar/recuar pelas 4 fases definidas no documento, cada uma com seu nível de restrição", afirmou João Bosco.

A Comissão se reuniu nesta tarde (dia 05 de outubro) para a organização das primeiras ações a serem providenciadas para o retorno gradual e seguro das atividades presenciais no campus IFMT-VGD. Segundo Mariane Brandão, "dentre as ações iniciadas estão os estudos dos indicadores previstos na IN 06/2021 que nos orienta na tomada de decisão quanto às atividades iniciais a serem retomadas presencialmente segundo as possibilidades apresentadas na Instrução Normativa".

Sobre o Protocolo de Biossegurança

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), "a biossegurança é uma abordagem estratégica e integrada para analisar e gerenciar os riscos relevantes para a vida e a saúde humana, animal e vegetal e os riscos associados para o meio ambiente. Baseia-se no reconhecimento dos vínculos críticos entre setores e na possibilidade de que as ameaças se movam dentro dos mesmos e entre eles com consequências para todo o sistema". Para saber mais, acesse em anexo, o Protocolo de Biossegurança e as Diretrizes e orientações para o retorno gradual das atividades presenciais do IFMT

Publicado as INs 05 e 06/2021 que estabelece o protocolo de biossegurança e diretrizes/orientações para o retorno gradual às atividades presenciais

Publicada IN 06/2021 que estabelece diretrizes e orientações para o retorno gradual e seguro às atividades presenciais no âmbito do IFMT