Comunidade Quilombola do Chumbo recebe curso selecionado no Projeto Teresa de Benguela

Publicado por: Campus Várzea Grande / 14 de Junho de 2019 às 15:33

O Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande realiza, até novembro deste ano, o Curso FIC em Agente de Desenvolvimento Socioambiental, que tem como objetivo formar cidadãs comprometidas com a área do desenvolvimento socioambiental, com vistas a prepará-las para atuar neste mercado de trabalho, conhecendo, praticando e disseminando a importância da sensibilização, preservação e conservação do meio ambiente.

Segundo Luiza Mikaele Ferreira Leite de Oliveira, bolsista no projeto de Tereza de Benguela, este "é um curso de qualificação para as mulheres da Comunidade Quilombola Nossa Senhora do Chumbo, que fica em Poconé/MT". Visa promover a cidadania a essas mulheres e formas de geração de renda, explicou. Para Mikaele, "as mulheres da comunidade estão muito empolgadas com o projeto, porque é uma grande oportunidade de aprendizado para elas". "Eu espero que esse projeto seja só o início de uma linda relação entre o IFMT e a comunidade, que seja o primeiro passo, e que a comunidade do Chumbo possa ter muitas outras oportunidades como essa", finalizou a bolsista.

O curso conta com 160 horas, distribuídas entre disciplinas de leitura e produção de textos, matemática básica, cidadania, direitos humanos e meio ambiente, artesanato sustentável, empreendedorismo social, dentre outras.

Segundo projeto, escrito e coordenado pela professora Giovana R. Ferreira Mendes, o curso visa fomentar a implantação de ações socioambientais coletivas para resolução de problemas em ambientes naturais, urbanos e rurais; a mediação entre os cidadãos e os diversos segmentos da sociedade no planejamento e na implementação de projetos socioambientais; a identificação de situações-problema e proposição de soluções, estimulando a reflexão sobre os riscos e vulnerabilidades socioambientais e fomentando a busca por soluções pertinentes ao contexto de atuação.